João Pessoa, 20 de janeiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ÁFRICA

Eleitores do Zâmbia escolhem hoje novo presidente da República

Comentários: 0
publicado em 20/01/2015 às 08h45

A Zâmbia elege hoje (20) o novo presidente da República, que sucederá Michael Sata. A eleição deve ser acirrada. Sata morreu no fim de outubro de 2014 em Londres, onde estava em tratamento. O vice-presidente, Guy Scott, foi nomeado chefe de Estado interino.

Concorrem ao cargo 11 candidatos, sendo favoritos o ministro da Defesa, Edgar Lungu, de 58 anos, e o empresário Hakainde Hichilema, de 52. A Frente Patriótica, que está no poder, apoia Lungu. O principal rival é o candidato do Partido Unido pelo Desenvolvimento Nacional, Hakainde Hichilema, que já tentou três vezes a eleição para presidente.

Os dois candidatos defendem a economia de mercado e prometem lutar contra a pobreza, por meio da atração de investidores e da geração de empregos. A principal riqueza do país, localizado no Sul da África, de cerca de 15 milhões de habitantes, é o cobre, do qual é o maior produtor no continente.

Segundo dados do Banco Mundial, apesar de ser uma economia em crescimento nos últimos anos, pelo menos 60% da população da Zâmbia vivem com menos de US$ 2 por dia. De acordo com a Constituição, o vencedor da eleição dirigirá o país durante 20 meses, o tempo que restava de Michael Sata para terminar o mandato. Em 2016, serão realizadas eleições presidenciais e legislativas.

Agência Brasil

Leia Também