João Pessoa, 13 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
fora dilma

Manifestações acontecem em 14 estados e Distrito Federal

Comentários: 0
publicado em 13/03/2016 às 12h05
atualizado em 13/03/2016 às 09h12

As manifestações contra a presidente Dilma Roussef (PT) já acontecem em 14 estados e no Distrito Federal. Em Campinas, manifestantes carregam faixas com os dizeres “Orgulho Nacional: Sérgio Moro e Polícia Federal” e “Quem mente para o povo não pode governar! Fora Dilma! Fora PT!”. O grupo, estimado em 90 mil pessoas pelos organizadores, segue em passeata para o Centro de Convivência Cultural cantando “Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”. Diferentemente dos atos anteriores, o percurso foi reduzido a pedido da Polícia Militar. Por enquanto, não há registros de incidentes, segundo a PM.

DF: PM faz cordão de segurança para que manifestantes não entrem no Congresso

Em frente ao Congresso Nacional, manifestantes dirigem palavras à presidente Dilma Rousseff e ao juiz Sérgio Moro. Eles pedem o impeachment de Dilma e liberdade para que o juiz e a Polícia Federal possam trabalham no país. A Polícia Militar faz cordão de segurança para que os manifestantes não entrem no Congresso.

DF: PM faz cordão de segurança para que manifestantes não entrem no Congresso - Evaristo Sá/AFP

Manifestantes já se organizam em frente ao prédio da UFPR

Manifestantes pró-impeachment já começaram a estender faixas de apoio à Operação Lava Jato em frente ao prédio histórico da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Bonés, camisetas, cornetas e bandeiras em verde e amarelo começaram a deixar os varais dos ambulantes coloridos, que também já se organizam em torno da Praça Santos Andrade. Em Curitiba, os manifestantes vão partir da Praça Santos Andrade e então seguir pelas ruas João Negrão, avenida Marechal Deodoro, travessa Oliveira Belo e, após o acesso à rua XV de Novembro, finalizar o trajeto na Boca Maldita.

Protestos pró e contra Dilma são registrados no interior de MG

Cidades do interior de Minas Gerais também registram manifestações contra o governo federal. Há atos em Uberaba, Uberlândia, Governador Valadares e Juiz de Fora. Em Coronel Fabriciano ocorre uma manifestação favorável à administração petista.

Chuva dispersa manifestantes em Araguaína (TO)

Em Araguaína (TO), a chuva mudou os planos dos manifestantes no ato contra a presidente Dilma Rousseff neste domingo (13). Segundo a polícia, o protesto não chegou a sair em caminhada porque a chuva dispersou os participantes. O movimento ocorreu sem anormalidades. A Polícia Militar não contabilizou o número de pessoas. Já em Gurupi, cerca de 400 pessoas caminharam pela rua 7, segundo a PM.

Manifestantes pedem autonomia à PF em protesto em Salvador

Em meio a gritos de “Fora, Lula”, manifestantes pedem autonomia para a Polícia Federal e apoio à Operação Lava Jato em protesto em Salvador. A organizadora do grupo Militância Anti-PT, Natasha Rondewig, disse que a convocação para o protesto foi organizada através da rede social WhatsApp. “Nossa organização é apartidária. Tudo o que fizemos de cartazes, banners e camisas foi por contribuição dos membros”. Leia Mais

Manifestantes pedem autonomia à PF em protesto em Salvador

SP: grupos começam a chegar para protesto na avenida Paulista

Manifestantes começam a chegar a avenida Paulista, em São Paulo, para participar de protestos neste domingo (13). O ato está previsto para começar às 15h30.

MPF aproveita protesto no Rio para coletar assinaturas pelo combate à corrupção

Membros do MPF (Ministério Público Federal) aproveitam a manifestação em Copacabana, na zona sul do Rio, para coletas assinaturas para apoiar o projeto de lei com dez medidas para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção. As propostas de alterações legislativas buscam evitar o desvio de recursos públicos e garantir mais transparência, celeridade e eficiência ao trabalho do Ministério Público brasileiro com reflexo no Poder Judiciário. De acordo com o site do MPF, o órgão tem como objetivo coletar 1,5 milhão de assinaturas para apresentar o projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional.

Rio: ultraleve com faixa pró-governo gera vaias em Copacabana

Um ultraleve com com uma faixa com os dizeres “Não vai ter golpe” sobrevoa a praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, onde ocorre a manifestação neste domingo (13). A faixa é da Frente Brasil Popular. Os manifestantes vaiaram a iniciativa

Em Campinas (SP), organizadores contam 90 mil manifestantes

Cerca de 90 mil manifestantes estão nas ruas para protestar contra o governo neste domingo (13), em Campinas,  no interior de São Paulo, segundo os organizadores. Famílias, crianças e idosos chamam a atenção no protesto. A estimativa dos organizadores é reunir 100 mil manifestantes. O grupo deve caminhar por cerca de um quarteirão. O trajeto da passeata foi reduzido a pedido da Polícia Militar, por questões de segurança. A recomendação da PM visa evitar confrontos entre os manifestantes e grupos que apoiam o governo.

Organizadores estima em 8.000 o número de manifestantes em Maceió

Em Maceió, manifestantes começaram a caminhada pela avenida Álvaro Otacílio em direção à avenida Silvio Carlos Vianna, na Pajuçara. Eles estão levando uma espécie de “jararaca” com a cabeça do ex-presidente Lula. Um grupo levou uma égua e colocou o nome no animal de “Dilma”. A polícia ainda não contabilizou o número de participantes. Organizadores do protesto dizem ter 8.000 pessoas ao longo da manifestação.

Organizadores estima em 8.000 o número de manifestantes em Maceió - Reprodução/Twitter/GeraldodeMorais

Manifestantes gritam “Lula na cadeia” em Brasília

Manifestantes chegam ao Congresso Nacional aos gritos de “Lula na cadeia”. A Polícia Militar estima em 50 mil o número de manifestantes em Brasília. Já os organizadores falam em 200 mil pessoas. O ato segue tranquilo e sem ocorrências até o momento, de acordo com os policiais.

Manifestantes reproduzem o ‘tríplex do Guarujá’ em Brasília

Manifestantes reproduzem o tríplex localizado no Guarujá (SP) que seria do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante o protesto contra o governo, em Brasília. O condomínio era um empreendimento da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo), que foi transferido para diversas incorporadoras, entre elas a OAS Leia Mais

PM estima em 30 mil o número de manifestantes em Belo Horizonte

O número de manifestantes na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, é estimado em 30 mil pessoas, neste momento, pela Polícia Militar de Minas Gerais

Organizadores falam em 200 mil manifestantes em Brasília; polícia, em 20 mil

Na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, mais de 200 mil manifestantes caminham rumo ao Congresso Nacional, segundos os organizadores. O ato segue tranquilo e sem ocorrências até o momento, de acordo com a Polícia Militar, que estima em 20 mil o número de manifestantes. Mais de 2 mil homens da polícia trabalham no efetivo.

Organizadores falam em 200 mil manifestantes em Brasília; polícia, em 20 mil - Evaristo Sá/AFP

100 mil pessoas devem sair às ruas pelo impeachment em Curitiba

Cerca de 100 mil pessoas são esperadas nas ruas de Curitiba neste domingo (13) pelo impeachment de Dilma. As informações são dos organizadores dos movimentos pró-impeachment. “Acreditamos que os números vão superar os de 15 de março de 2015”, afirma Éder Borges, do Movimento Brasil Livre. Para Borges, a possibilidade de confrontos com grupos que apoiam a presidente é uma tentativa de inibir a participação de quem não está satisfeito com a atual gestão. “É um blefe para tentar diminuir o número de pessoas, já que nunca aconteceu nada em nossas manifestações e nunca apareceu ninguém querendo tumultuar”. O protesto vai ser realizado na Rua XV, em Curitiba. O Movimento Brasil Livre e Vem pra Rua são os principais grupos pró-impeachment que convocam participantes na capital.

Ribeirão Preto protesta também contra suposto desvio na merenda em SP

O suposto esquema de desvio de recursos públicos destinados à merenda escolar no Estado de São Paulo, governado pelo tucano Geraldo Alckmin, também é um dos motes do protesto que ocorre neste domingo (13) em Ribeirão Preto, interior paulista, e que tem como principais bandeiras o impeachment da presidente Dilma Rousseff e o fim da corrupção. Um grupo de manifestantes porta faixas com as frases “Cadê o dinheiro da merenda? Nem PT, nem PSDB”, “Lula, cadê o dinheiro do Petrolão. Duarte Nogueira, cadê o dinheiro da merenda?” e “Quem vai punir o ladrão da merenda de Ribeirão?”. Leia Mais

Ribeirão Preto protesta também contra suposto desvio na merenda em SP - Gustavo Porto/Estadão Conteúdo

Polícia terá efetivo extra para acompanhar protesto em Natal

Em Natal, a manifestação deste domingo (13), que ocorrerá na praça Cívica, contará com efetivo extra de 359 policiais militares, sendo, desse total, 54 do CPRE (Comando de Policia Rodoviária Estadual). A Polícia Civil estará com 30 policiais da Delegacia de Combate ao Crime Organizado e profissionais à paisana do serviço de inteligência durante o ato. “Cerca de 500 profissionais extras estão sendo disponibilizados pelos governos Federal, Estadual e Municipal para o evento em Natal”, informou a Secretaria de Segurança Pública. Uma delegacia móvel foi instalada no Colégio Atheneu, além de equipes do Corpo de Bombeiros ficarão de prontidão no local.

‘O Brasil merece algo melhor’, diz Aécio em ato em Belo Horizonte

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou, neste domingo (13), que o “Brasil merece algo melhor”. Ele participa de manifestação na Praça da Liberdade, região centro-sul de Belo Horizonte. “Com a força do povo, nós vamos conseguir um novo caminho para o Brasil”. O tucano defendeu três opções para o governo petista: o impeachment da presidente Dilma Rousseff, a renúncia dela ou a cassação da chapa que a elegeu.

Piracicaba (SP): grupo fará protesto no centro da cidade

Centenas de manifestantes participam de uma passeata em prol do impeachment da presidente Dilma no centro de Piracicaba (SP). O grupo segue em caminhada pelas ruas Dom Pedro I, Governador Pedro de Toledo e São José. O percurso será finalizado com a volta dos manifestantes à praça José Bonifácio. Por enquanto, não há registro de incidentes, segundo a Polícia Militar.

Governo do RN dá dicas de segurança em protesto: ‘não bata nos carros’

A Sesed-RN (Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte) divulgou dicas de segurança para as pessoas que forem participar das manifestações que ocorrerão em Natal, na praça Cívica, e em Mossoró, nas imediações do teatro do Dix-Huit Rosado, a partir das 15 horas deste domingo (13). “Respeite os veículos que se aproximarem do movimento. Não bata nos vidros, tampouco na lataria dos carros. Se houver provocações oriundas de qualquer grupo estranho ao ato, apenas ignore. Vivemos num país democrático! Se surgir qualquer foco de violência ou vandalismo contra o patrimônio, informe imediatante a um policial que estiver no local”, orienta o órgão.

Manifestantes protestam debaixo de chuva em Niterói (RJ)

Apesar da chuva que atinge a região metropolitana do Rio de Janeiro, manifestantes fazem protesto em Niterói, na praia de Icaraí. Além de cartazes e faixas, guardas-chuvas fazem parte do “vestuário” dos manifestantes. Além do Rio e de Niterói, outros 15 municípios fluminenses marcaram manifestações.

Manifestantes concentram-se no centro de Jundiaí (SP) para protestar

Em Jundiaí, centenas de pessoas se concentram na Avenida 9 de Julho, no centro da cidade, para pedir o impeachment da presidente Dilma, apoiar a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, e protestar contra a corrupção. O grupo deve sair em caminhada pelas ruas da região. A Polícia Militar não divulga o número de manifestantes

Manifestantes concentram-se no centro de Jundiaí (SP) para protestar

PM estima em 3.000 o número de manifestantes em São Luís

Em São Luís, o protesto do Movimento Vem Pra Rua ocorre ao longo da avenida Litorânea, neste domingo (13). Usando carro de som, manifestantes gritam pedindo a saída da presidente Dilma Rousseff e também o fim da corrupção. Eles estão vestidos com roupas em verde e amarelo e, alguns, usam nariz de palhaço. Segundo a PM (Polícia Militar), o protesto ocorre sem registro de tumultos e tem cerca de 3.000 pessoas.

PM estima em 3.000 o número de manifestantes em São Luís - Ananda Paz/UOL

Em MG, Anastasia diz que situação do país está ‘insustentável’

O ex-governador de Minas Gerais Antonio Anastasia participa da manifestação na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, neste domingo (13). Em entrevista à rádio Itatiaia, o político, que atualmente é senador pelo PSDB-MG, afirmou que a situação do país está “insustentável”. Ele aguarda a chegada do senador tucano Aécio Neves.

Rio: MBL estima que 200 mil devem participar de ato; polícia não calculará número

Um dos organizadores das manifestações, o MBL (Movimento Brasil Livre) estima que 200 mil pessoas devem se reunir em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Por conta dos números discordantes em manifestações anteriores, a Polícia Militar não faz mais cálculo de público. Até as 10h40, a PM não havia registrado incidentes.

Grupos que protestam no Rio se envolvem em discussão

Uma discussão ao microfone envolveu dois grupos que protestam contra o governo federal na avenida Atlântica, em Copacabana, na zona sul do Rio. Não previsto até a última sexta-feira, o carro de som do Foro do Brasil-RJ parou menos de 100 metros atrás do carro do grupo Brasil Democrata. Os líderes do Brasil Democrata reclamaram, e representantes do outro grupo retrucaram, negando-se a mudar de posição na orla. Após cerca de cinco minutos, a discussão acabou sem que os carros se distanciassem. Leia Mais

Maceió: manifestantes criam o ‘jararaleco’

Manifestantes de Maceió, Alagoas, criaram o “jararaleco”, uma menção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um protesto contra o governo Dilma Rousseff (PT) Leia Mais

Leia Também