João Pessoa, 20 de junho de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INVESTIMENTOS

Festejos juninos aquecem economia com oportunidades de negócios na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 20/06/2014 às 08h38

Não é de hoje que o período junino vem se tornando oportunidade de negócio para quem tem perfil empreendedor. Na Paraíba, cidades que promovem festas e incentivam a inovação no setor de eventos registram a abertura de novas empresas nesta época, de acordo com o Sebrae. Além de Campina Grande, o aquecimento econômico é visível em Bananeiras, no Brejo, Monteiro, no Cariri e Patos, no Sertão paraibano.

Para se ter uma ideia, a maior cidade do interior do Estado, Campina Grande, teve um crescimento de 10% nas vendas, em comparação com o mesmo período de 2013, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. O período de São João é responsável pela geração de cerca de 600 vagas no varejo, a maior parte delas nos setores de calçados e vestuário, de acordo com o levantamento realizado pela CDL, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

O perfil do negócio que surge neste período é do trade turístico, segundo o gerente do Sebrae em Campina Grande, Antônio Felinto Neto. Os empreendimentos novos da cidade atendem à necessidade local de hotéis e pousadas. “O perfil do empresário que nos procura mais em Campina, no São João, é o que vem com a ideia e, muitas vezes, com dinheiro para investir. Ele já possui informações, sabe dos serviços e produtos que vai comercializar, especialmente os empresários dos segmentos de turismo e artesanato”, disse.

Os empreendedores que não têm tanta informação ou recursos financeiros são orientados da mesma maneira pelo Sebrae e conseguem fazer de sua atividade segura, lucrativa e formalizada. Felinto informou que orienta a comprar bem de seus fornecedores, a conseguir o melhor ponto, a melhor localização, entre outros direcionamentos. “Sem contar os eventos que promovemos no São João para incrementar mais ainda os negócios, como o Gira Calçados, realizado no início de junho”, lembrou.

Exemplo de negócio bem planejado, a pousada Casa Bela, no bairro do Catolé, começou a funcionar neste mês. É um empreendimento moderno, bem localizado, próximo ao estádio O Amigão e mercados. Neste período, em Campina Grande, surgiram também oportunidades de empregos, com o aumento da procura das lojas. Os empreendimentos do centro da cidade contrataram centenas de vendedores, conforme a CDL.

Expansão – Nesta maré de oportunidades, há também os negócios que aumentam a produtividade, o quadro de funcionários, os contratos com empresas terceirizadas e conseguem faturar mais. Silvano Medeiros Saldanha, proprietário da fábrica de calçados Via Rose da cidade de Patos, é um desses empreendedores que sempre aumentam o lucro no São João. Ele terceiriza sua produção para mais seis pequenas fábricas para dar conta da demanda no período.

“Há 12 anos que eu trabalho terceirizando os serviços de fabricação de calçados e não pretendo parar. Tudo tem melhorado nesses últimos três anos, principalmente por causa da Feira de Calçados da cidade, que está ajudando bastante e é a mola de todo negócio. Neste mês eu contratei mais pessoas para trabalhar. Foram 12 novos funcionários a mais este ano. Com isso, eu aumento em 30 % minhas vendas no atacado e 50% no varejo”, explicou.

O gerente do Sebrae em Patos, Aldo Nunes, descreveu o perfil empreendedor da cidade. “Geralmente são pessoas iniciantes em negócios, que precisam de muitas informações. Formatamos uma lista para atendê-los também na Feira de Calçados, já que boa parte se interessa pela área. Este ano notamos também uma procura mais acentuada na área gastronômica, para atuar na Feira. A maioria dos negociantes quer montar negócios no trade turístico”, disse. Segundo ele, cerca de 50 pessoas procuram o Sebrae de Patos no São João. Metade consegue montar negócios nos locais dos festejos juninos e com sucesso.

Oportunidade – Como o cenário comercial é dinâmico, os negócios que surgem na cidade mais movimentada do Cariri, Monteiro, são por oportunidade. Segundo a gerente da unidade do Sebrae na cidade, Madalena Andrade, 70% dos empreendedores que procuram a instituição no São João querem aproveitar a oportunidade de vender no período. Ela atendeu cerca de 30 interessados em junho e 50% conseguiu montar um negócio.

“Quem procura o Sebrae em Monteiro já vem informada sobre os eventos do período, já sabe o que quer montar, em qual local e com que tipo de público quer lidar. Nós oferecemos orientação empresarial e os empreendedores saem com um plano de negócios traçado e a certeza do que quer empreender”, detalhou.

A empreendedora Ana Lorena de Farias montou a loja Glamourosa Acessórios, no Shopping Bornoratt, em maio, com o apoio do Sebrae em Monteiro. Ela conseguiu abrir um negócio como Microempreendedora Individual (MEI). O Shopping em Monteiro, que inaugurou em junho, foi outro investimento de empresários locais para dar mais visibilidade aos negócios. “O Sebrae vai levar aos empresários o programa Negócio a Negócio neste novo shopping”, falou a gerente.

Casa do Empreendedor – Um dos maiores apoios que as prefeituras e Sebrae dão ao empreendedor do interior paraibano é a Casa do Empreendedor. Na cidade de Bananeiras, por exemplo, a Casa da cidade atendeu 100 pessoas interessadas em montar um negócio, do final de maio até meados de junho. Segundo o coordenador da casa, Daniel Guimarães, dessas 50% conseguiu montar o empreendimento e já está trabalhando por conta própria.

Através da Casa do Empreendedor de Bananeiras surgiu um novo restaurante na cidade, o Harmonia dos Sabores, na praça central, próximo a postos de gasolina e outros comércios. “Nós prestamos assessoria também ao empresário que já é formalizado, com pleno funcionamento em todas as áreas, jurídica, de contabilidade e da Receita Federal, tudo o que o empresário precisar”, concluiu Daniel.

MaisPB com Assessoria

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas