João Pessoa, 21 de janeiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ALTERNATIVA

Centro da PMJP tem atividades que auxiliam no combate ao estresse

Comentários: 0
publicado em 21/01/2015 às 09h13

Sendo um espaço dedicado a promover o bem-estar físico e mental, o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cpics) oferta a população pessoense praticas integrativas que ajudam no combate a diversas patologias como o estresse.

Com um quadro de estresse elevado e começo de uma depressão causada por problemas familiares, Raquel Tavares foi levada ao Cpics Canto da Harmonia por uma amiga. Sem conseguir desenvolver atividades sozinhas, Raquel começou o tratamento com a psicóloga do centro e aos poucos foi inserida em atividades coletivas.

"Eu não conseguia fazer nada só e eu não estava conseguindo falar direito. Meu nível de estresse estava tão alto, que eu tinha medo das pessoas e perdi a confiança nos outros e até em mim mesma," disse Raquel. Hoje, quatro meses depois de começar a frequentar o Cpics, Raquel vai sozinha até o centro onde desenvolve diversas atividades como biodança e biorrespiração.

"As terapias trazem exercícios para diluir as tensões, movimentos para mexer nas energias presentes em nossos corpos e a respiração vêm como meio de liberar essas emoções," explica a terapeuta Rosa Ortega. "Os exercícios não se restringem aos dias das atividades aqui no centro, nossos usuários aprendem técnicas para trabalhar em casa e as formas corretas para liberar esse estresse, até porque é um tratamento continuo," completa a terapeuta.

A usuária Márcia Albuquerque, desenvolveu anorexia por causa dos estresses causados pelo dia a dia. "Eu cheguei a um ponto que desaprendi a respirar, tinha crises com falta de ar e por causa da anorexia perdi a vontade de viver, aqui no centro estou restabelecendo uma rotina e, com as práticas tenho melhorado em todos os aspectos, inclusive minha medicação tem diminuído," comentou a usuária que frequenta o Cpics Canto da Harmonia há quatro meses.

A diretora do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Equilíbrio do Ser, Mônica Heyoan explica que todo estresse é causado por alguma emoção que não foi trabalhada corretamente.

"O estresse não surge do dia pra noite, ele se desenvolve através de uma serie de estímulos externos, que variam de acordo com cada pessoa, por isso que ele não tem um tratamento especifico e universal. É preciso saber de onde o estresse surgiu naquela determinada pessoa e tratar de acordo com o fator apresentado," destacou a diretora.

Mônica explica ainda que, o centro não é apenas para tratar pessoas com alguma patologia, mas é aberto a toda população. "É importante que pessoas que estejam bem de forma física e emocional também participem das nossas atividades como uma forma de fazer a manutenção da saúde e da qualidade de vida," comentou a diretora do Cpics Equilíbrio do Ser.

Práticas

Entre as práticas individuais oferecidas pelos centros estão: acupuntura, aurículopuntura, homeopatia, fitoterapia, arteterapia (individual), terapia floral, quiropraxia, reiki, aromaterapia, massoterapia, terapia e massagem ayurvédica, gestalt terapia, reflexologia podal e naturologia, que também inclui iridologia e geoterapia.

Há também as práticas coletivas como a biodança, danças circulares, tai chi chuan, terapia c​omunitária, yoga, cuidando do c​uidador (r​esgate da autoestima), automassagem preventiva, arteterapia, cura em expressão (artes plásticas), meditação, consciência corporal, constelação familiar, dança do sagrado feminino e círculo de gestantes.

Acesso

Existem duas formas para ter acesso aos serviços. O usuário pode ser encaminhado por uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou pode procurar uma das três unidades, de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h30 e na sexta-feira das 14h às 18h. Na sexta-feira, os três serviços realizam o cuidado aos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o cadastro no serviço, solicita-se a carteira de identidade e o cartão do SUS. O cidadão passa por uma escuta individual, realizada por um terapeuta, que vai indicar uma terapia a ser feita.

Saúde alternativa

Em 2006, o Ministério da Saúde implementou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, pela Portaria nº. 971, de 3 de maio. Em João Pessoa, a Lei municipal de nº. 1.665, de julho de 2008, implementou essa proposta na rede de saúde. O Centro de Praticas Canto da Harmonia foi o primeiro espaço público na Paraíba a oferecer terapias complementares pelo SUS.

Práticas Integrativas

As Práticas Integrativas e Complementares buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade, bem como a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

CPICS – Canto da Harmonia
Endereço: Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n°. Valentina Figueiredo.
Telefone: 3218.9841

CPICS – Equilíbrio do Ser
Endereço: Av. Sérgio Guerra, s/n°. Bancários.
Telefone: 3214.2921

CPICS – 5 Elementos
Endereço: Parque Zoobotânico Arruda Câmara – "Bica"
Telefone: 3218.9817

Leia Também