João Pessoa, 11 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO PARQUE DO POVO

Começa o IV Seminário Municipal de Educação em Campina Grande

Comentários: 0
publicado em 11/02/2016 às 15h11
Parque do Povo, em Campina Grande

Com o tema “Ressignificando Caminhos Pedagógicos”, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Educação, foi aberto nesta quinta-feira, 11, o IV Seminário Municipal de Educação.

A solenidade de abertura aconteceu no Parque do Povo, com a conferência do professor e doutor Antônio Lisboa Leitão de Souza, da UFCG. Ele, que também é vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, abordou o tema “O Currículo e o Direito de Aprender”.

À tarde, o diretor de Currículo e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Ítalo Modesto Dutra, abordará o tema “A Base Comum Curricular e a Garantia dos Direitos de Aprendizagem”.

O Seminário objetiva integrar professores, técnicos, gestores educacionais, auxiliares gerais, secretários (as) e Merendeiras da Rede Municipal de Ensino em torno da discussão sobre os “Caminhos Pedagógicos” na reestruturação curricular do município.

A secretária de Educação, professora Iolanda Barbosa, destacou que hoje se sente parte da Rede Municipal e na condição de secretária tem que garantir o direito de aprendizagem de 32 mil alunos dessa Rede.

Ela também registrou, “o que fazemos é o nosso dever. Por decisão do prefeito Romero Rodrigues foi garantido aos professores o Piso Salarial que se tornou fato. Não há por parte do Governo intenção de deixar de garantir os direitos”.

Falando como educadora, Iolanda registrou que a Rede está fazendo uma travessia que é responsabilidade de todos e que o professor tem um papel fundamental.

“A nossa maior preocupação é com a aprendizagem e estaremos dentro das escolas. A Rede possui capital humano, intelectual, político e ideológico”, pontuou.

A secretária falou da importância do financiamento da educação e lamentou que a União contribuísse com o mínimo para educação e que a parcela maior fica por conta do município. A cada R$ 1,00 investidos, 18 centavos da União, 40 centavos do Estado e 42 centavos do Município.

Iolanda destacou ainda a importância do Seminário no momento da travessia do Sistema de Ensino da Rede para o Seriado – Anos iniciais e finais. Ela também lembrou que precisa ser garantido o início das aulas na próxima segunda-feira (15 de fevereiro).

Ela agradeceu a toda equipe da SEDUC pelo trabalho para a realização do Seminário e aos gestores pelo empenho no período de matrícula.

“A nossa matrícula aumentou, temos lista de espera, ensino de qualidade, professores comprometidos. Vamos acreditar no nosso trabalho e precisamos de um foco para que essa travessia seja bem feita”, disse.

A programação do primeiro dia do Seminário será encerrada com o Show de Humor de Jessier Quirino.

Nesta sexta-feira (12), o Seminário tem continuidade com Comunicação por categoria profissional em torno do tema: “Currículo da Rede Municipal de Campina Grande”.

EDUCAÇÃO INFANTIL – Os professores da Educação Infantil e Técnicos estarão reunidos no Parque do Povo, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS – O encontro dos professores e técnicos acontecerá no Teatro Municipal Severino Cabral, manhã e tarde.

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS – Professores e técnicos vão debater o tema no auditório da Vila do Artesão.

GESTORES EDUCACIONAIS – Relato de práticas das 8h às 11h, no Centro Cultural Lourdes Ramalho – Teatro Rosil Cavalcante.

APOIO – O encontro da Auxiliares de Serviços Gerais será no Parque do Povo.

MERENDEIRAS – As merendeiras da Rede Municipal de Ensino estão reunidas com as nutricionistas das SEDUC, no Centro de Tecnologia Educacional Professor Severino Loureiro – CTE, das 8h às 11h e das 14h às 17.

O encerramento do IV Seminário Municipal de Educação acontecerá no Parque do Povo com um show de forró.

Leia Também