João Pessoa, 25 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
iniciativa

Lira assegura projetos para Ramal Piancó da transposição

Comentários: 0
publicado em 25/01/2016 às 10h07

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), disse, neste final de semana, que conseguiu assegurar os projetos de Viabilidade Econômica e de Impacto Ambiental, junto ao Governo Federal, para permitir a construção de um Ramal das obras de transposição para o Vale do Piancó.

Lira, que é presidente da Comissão Temporária para Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco, revelou que a Paraíba será o Estado mais beneficiado com a Transposição. Ele destacou que, através de sua atuação parlamentar, conseguiu com que fosse iniciado o estudo de viabilidade econômica e de impacto ambiental, junto ao Governo Federal, para permitir a construção do ‘Ramal Piancó’.

Ele explicou que o Ramal Piancó terá extensão de 30 km, para abastecer o conjunto de barragens Coremas/Mãe D’água, o maior do Estado, com aproximadamente 1,1 bilhão de metros cúbicos de água. Para Lira, a construção do sistema adutor Piancó, no Eixo Norte das obras, é de fundamental importância, tendo em vista que vai garantir a capacidade de armazenamento do sistema de reservatórios Coremas/Mãe D’água.

Paraíba e Rio Grande do Norte – E mais: quando houver o excesso de águas da barragem Coremas/Mãe D’água, esse volume vai correr para o Rio Grande do Norte, através do Rio Paraíba Sul, e vai abastecer também a maior barragem dos norte-rio-grandenses, com 2,4 bilhões de metros cúbicos, que é a barragem de Açú. Então, essa obra vai beneficiar a Paraíba e o Rio Grande do Norte”, afirmou o peemedebista.

Segundo Lira, o Eixo Norte atenderá 55 municípios paraibanos, enquanto o Eixo Leste atenderá 72 municípios. Contudo, uma terceira entrada, integrando o Eixo Norte à cabeceira do rio Piancó, é vital para maximizar o uso do sistema Coremas/Mãe D’água.

Esse sistema, garante Lira, possui a maior acumulação de águas da Paraíba, mas enfrenta dificuldades sempre quando ocorre períodos de estiagem. Os 18 municípios circunvizinhos que compõem o Vale do Piancó formam, de acordo com o IBGE, uma área metropolitana. A atividade econômica da região se apoia basicamente na agricultura, pecuária e no turismo comercial, setores cujo desenvolvimento deverá se impulsionar com as condições geradas pelo ramal do Piancó.

Raimundo Lira lembrou que o Nordeste possui 28% da população brasileira, mas só 3% da disponibilidade de água. A transposição executa 622 km de obra linear, dispostos em dois eixos de transferência de água: o canal Norte, que se estende por 400 km; e o Leste, de 222 km. O projeto engloba, ainda, a construção de quatro tuneis, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento e 27 reservatórios. O projeto ambiciona garantir a segurança hídrica de uma população de 12 milhões de pessoas, em 390 municípios do agreste e do sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

MaisPB

Leia Também