João Pessoa, 18 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PRECIPITAÇÕES

Aesa prevê mais chuvas nesta terça em JP

Comentários: 0
publicado em 18/01/2016 às 16h48

Depois de um fim de semana com chuvas moderadas na maior parte do estado, a segunda-feira (18) amanheceu com céu escuro, com muitas nuvens e chuvas em toda a faixa Leste da Paraíba. A terça-feira (19) continua com precipitação, porém as temperaturas continuam elevadas, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

Entre as manhãs de domingo e desta segunda-feira choveu mais do que o esperado para todo o mês na capital paraibana. De acordo com a Aesa, a média histórica de janeiro é 80 milímetros e o pluviômetro instalado no bairro Grotão, em João Pessoa, anotou 80,4mm em apenas 24 horas. A previsão é de que o tempo continue instável nesta terça-feira (19).

“Em apenas duas horas, choveu 20,2mm em João Pessoa na manhã desta segunda-feira (18)”, informou Marle Bandeira, meteorologista da Aesa, ressaltando que é um número volumoso, em especial pelo curto período. As medições ocorreram entre 7h e 9h da manhã, aproximadamente.

Enquanto o fim de semana foi de sol na capital, na região do Cariri ocorreram chuvas isoladas. Foram registradas chuvas significativas nos municípios de São José do Bonfim (53mm), Tavares (50,2mm) e Taperoá (48,3mm). As precipitações foram provocadas por um vórtice ciclônico de altos níveis, sistema meteorológico que provoca alterações no tempo da região Nordeste e atua principalmente entre os meses de dezembro e fevereiro.

“Este fenômeno está contribuindo para o aumento da nebulosidade sobre quase todo o Estado. A tendência é que o tempo permaneça com muitas nuvens e ocorrência de chuvas isoladas também na terça-feira. Poderão ocorrer chuvas mais significativas no Litoral, Brejo e Agreste”, informou a meteorologista Marle Bandeira.

Nebulosidade variável com chuvas a qualquer hora é a previsão para Agreste, Brejo e Litoral na terça-feira (19), com variações de temperatura entre 22º e 31º; 21º e 29º, e 24º e 31º, respectivamente. Nebulosidade variável com possibilidade de chuvas em pontos isolados é o previsto para Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão. Nestas regiões, os termômetros devem marcar entre 21º e 32º no Cariri, e 23º e 34ºC no Sertão e Alto Sertão.

Pelas fortes chuvas, a meteorologista afirmou que a Agência já emitiu um aviso a diversos órgãos do Estado, incluindo a Defesa Civil, a fim de que se atente aos perigos que um grande volume de chuvas possa vir a causar em algumas cidades. “As chuvas do fim de semana foram novamente causadas por um vórtice ciclônico, comum nesta época do ano. Sua localização está contribuindo para as chuvas, em especial da faixa leste da Paraíba”, alertou Marle Bandeira.

Monitoramento – O Governo do Estado monitora a variação do tempo de forma ininterrupta em todo o Estado. Técnicos da Aesa se revezam em sistema de plantão no Centro de Gestão de Situações Críticas, que fica localizado em Campina Grande e também é conhecido como Sala de Situação. No local, computadores recebem dados em tempo real enviados pelas estações meteorológicas, possibilitando a prevenção de eventos críticos como secas e enchentes.

MaisPB

Leia Também