João Pessoa, 11 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Quem é essa aí, papai???

Comentários: 0
publicado em 11/01/2016 às 14h30

Por milhares de anos, os homens trataram (e ainda tratam) as mulheres como propriedades. Fazem questão de demonstrar o controle sobre suas decisões e comportamentos. Opressão permanente para manter um domínio crudelíssimo. Homens no poder. Homens no controle. Sempre homens…

Ainda hoje, 2016, há mulheres que – em ‘relacionamento sério’ – não se permitem conversar com outros homens. Há uma ‘proibição’ criada por homens machistas. Afinal, ‘mulheres direitas precisam se dar ao respeito’. Assim, à mulher não cabe o direito de – casada – ter um papo com outro homem…

Para a historiadora Mary Del Priore, as mulheres brasileiras do último século conquistaram o direito de votar, tomar anticoncepcionais, usar biquíni e tiveram a independência profissional. Mas ainda hoje são vítimas de próprio machismo. Lamentável. Porque apesar dos avanços, muitas ainda copiam o pior dos machistas.

Esta semana, a cantora baiana Ivete Sangalo mostrou como mulheres empoderadas e independentes podem – ainda! – copiar discursos e comportamentos machistas. “Quem é essa aí, papai? Tá cheia de assunto, hein? Conversando pra c*ralho! Vou chegar rumando!”, disse Ivete durante um show, incomodada com o marido (que estaria conversando com uma moça). Houve quem achasse correto e até engraçadinho…

Imagine o que aconteceria se um artista – um homem – dissesse a mesma coisa a sua esposa, durante um show. Muito corretamente seria chamado de machista e opressor. A atitude não seria vista como ‘engraçadinha’ e sim como violenta (e é violenta!!!). Tivemos muitas conquistas na área de relações afetivas. Por favor, não vamos copiar aquilo que – historicamente – combatemos…

Leia Também