João Pessoa, 10 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Palácio perde o controle da bancada

Comentários: 0
publicado em 10/12/2015 às 10h53
atualizado em 10/12/2015 às 07h57
palaciogovernoparaiba

Dificuldades internas: governo deixa escapar controle da bancada no debate do TCM

Nas últimas reuniões internas com a base aliada, o governador Ricardo Coutinho vem deixando dois pontos muito claros: a instalação do Tribunal de Contas dos Municípios é “uma questão de governo” e a proposta só chega a Assembleia com a certeza de maioria confortável para aprovação.

Mesmo assim, o governo vive, nos últimos dias, uma instabilidade dentro da bancada e a incapacidade política de reunir e formar consenso entre os seus. Afora, Anísio Maia, agora já são públicas as dissensões de João Bosco Carneiro Júnior, declaradamente contra o TCM, e dos deputados Ricardo Barbosa e Nabor Wanderley, que assumiram “tendência” desfavorável.

A aprovação da proposta carece de 22 votos a favor. Diante das resistências internas, a articulação governista busca atrair três votos da oposição. Não seria mais fácil convencer para dentro, primeiro, e não ficar refém de trunfos que são guardados ainda em sigilo?

O quadro, inicialmente visto como de fácil costura e recentemente descambando para o terreno arenoso, leva o governo a refletir e a diagnosticar as motivações das resistências. E não tem muito tempo para resolvê-las, devido aos prazos de tramitação.

Pelo o que se apura, o que aparece tem haver com insatisfações acumuladas em privado. Nem todos os deputados engolem as demandas represadas, muitas das quais sequer chegam ao conhecimento do “chefe”. Epidermicamente, também se percebem indícios de problemas de condução. Não no conteúdo, mas na forma.

Isca…
Até onde se apurou, o governo, com aval do governador, fechou questão em ceder uma vaga para a oposição, em troca de prometidos e até então sigilosos três votos.

…Lançada
O deputado Janduhy Carneiro (PTN), oposicionista fervoroso e crítico contumaz de Ricardo, quem diria, é o mais cotado. Detalhe: mas não é o único interessado.

Farinha pouca…
Quem pensava que a permanência do suplente Arthur Filho (PRTB) na Assembleia significaria voto contra o TCM, feito o colunista, pode começar a tirar o cavalo da chuva.

…Meu pirão primeiro
Se depender da ênfase do discurso de Arthuzinho no último almoço com a bancada e Ricardo Coutinho, o filho do presidente do TCE vota a favor do novo Tribunal.

Manoel Júnior 1Manoel Júnior e Cunha
Ao 60 Minutos – da Rede Arapuan de Rádios – o deputado Manoel Júnior (PMDB-foto) rejeita o título de soldado da tropa de choque do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, no Conselho de Ética. Assegura que apenas quer evitar “injustiças” e “julgamentos precipitados”, como já ocorrera com outros parlamentares, condenados no Conselho e absolvidos na Justiça.

BRASAS
*O debate do TCM pode derivar para o chute abaixo da cintura e exposição pessoal e familiar…

*Mesmo filiado ao PSDB, o suplente em exercício Antônio Mineral já participa, como se fosse de casa, das conversas e reuniões da bancada governista sobre o TCM.

*Se Branco Mendes (PEN) entrar na lista do TCM, Mineral ganha garantia do mandato na Assembleia.

*Sendo Trócolli Júnior (PMDB) o dono da terceira vaga governista, a suplente em exercício Olenka Maranhão (PMDB) se efetivaria na Casa.

*Janduhy emplacando, como já se admite no governo, o suplente em exercício Emano Santos (PTN) vira deputado.

*Na hipótese remota de eventual indicação de Tião Gomes (PSL), o beneficiado é o suplente Charles Camaraense (PSL), também em exercício.

FALA CANDINHA!
A nova turmalina
Cheia de “nove horas”, dona Candinha se mete em tudo. “Sabe qual é a pedra mais preciosa do momento na Paraíba”? perguntou, para ela mesma responder com aquele riso irônico no cantinho da boca: “TCM”!

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Qual dos deputados governistas antipáticos ao TCM agüenta meia hora de conversa olho no olho com Ricardo Coutinho?

JEOVA CAMPOSPINGO QUENTE
“Não vou me opor a uma deliberação partidária”. Do deputado Jeová Campos (PSB-foto), justificando seu voto a favor do TCM.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também