João Pessoa, 30 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
polêmica

Cunha nega esquema em prol de bancos e cita Cássio

Comentários: 0
publicado em 30/11/2015 às 10h31
atualizado em 30/11/2015 às 08h51
Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

O presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) usou as redes sociais, na noite desse domingo (29), para negar informações de que tenha recebido, ao lado de outros parlamentares do PMDB, propina do banco de investimentos BTG Pactual em troca de emenda a uma medida provisória, para permitir o uso de créditos fiscais da massa falida do banco Bamerindus, de propriedade do BTG.

Eduardo Cunha disse que o que está acontecendo é um verdadeiro absurdo e parece até armação “aparecer uma anotação com uma pessoa que não conheço citando coisas inexistentes”.

O parlamentar lembrou que a Medida Provisória citada na suposta anotação foi relatada pelo senador paraibano Cássio Cunha Lima, do PSDB.

Postagem de Eduardo Cunha no Twitter

Postagem de Cunha no Twitter

Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), a anotação no documento encontrado na residência de Diogo Ferreira continha o seguinte texto: “Em troca de uma emenda à Medida Provisória número 608, o BTG Pactual, proprietário da massa falida do banco Bamerindus, o qual estava interessado em utilizar os créditos fiscais de tal massa, pagou ao deputado federal Eduardo Cunha a quantia de R$ 45 milhões”.

A Medida Provisória 608, aprovada em 2013, permite ao Banco Central determinar a extinção de dívidas dos bancos ou sua conversão em ações quando julgar ser preciso preservar o “regular funcionamento do sistema financeiro”, segundo critérios estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

“É incrível transformar uma anotação em acusação contra mim, e mais, citam um suposto encontro com pessoas que não conheço, assim como não conheço o assessor de Delcídio.Repito, o fato é falso. Por que não esclareceram com o tal assessor essa anotação? Amanhã qualquer um anota qualquer coisa sobre terceiros e vira verdade?Desafio a provarem qualquer participação ou emenda minha que tenha sido aprovada nessa medida provisória. E mais, a MP, ao que parece, saiu como o relator do PSDB colocou no seu relatório na comissão, o que desmente a alegação de que eu tenha participado. É muito estranho sair essa notícia colocando o foco em mim, como se fosse um documento que comprove a minha participação”, destacou.

Confira o parecer do senador Cássio Cunha Lima a favor da MP 608:

“Recebido Relatório do Senador Cássio Cunha Lima, que conclui pela constitucionalidade, regimentalidade e juridicidade da MPV nº 608, de 2013, bem como pelo atendimento dos pressupostos de relevância e urgência e pela adequação financeira e orçamentária; e, no mérito, pela aprovação da MPV nº 608, de 2013, na forma do projeto de lei de conversão apresentado, com a rejeição das Emendas nºs 1 a 28 (anexado às fls. 259 a 292).”

MaisPB

Leia Também