João Pessoa, 06 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Batinga: esperança na mobilidade

Comentários: 0
publicado em 06/11/2015 às 09h50
atualizado em 06/11/2015 às 06h58
Carlos Batinga: experiência acumulada a serviço da mobilidade urbana

Carlos Batinga: experiência acumulada a serviço da mobilidade urbana de João Pessoa

A acertada escolha do ex-deputado Carlos Batinga (PSC) para a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa muda o perfil atual do órgão. De operacional, com Roberto Pinto, homem da rua e do corpo a corpo nos problemas do cotidiano no trânsito, a Semob ganha um planejador com visão de alcance.

Batinga resistiu muito. Consultor de empresas de várias partes do Brasil e técnico referência na área, ele foi convencido pelo prefeito Luciano Cartaxo a assumir o enorme desafio de cuidar da mobilidade de uma cidade que caminha para a casa de um milhão de habitantes.

E que desafio. A política de mobilidade em João Pessoa ainda é muito tímida. Se restringe a arremedos pontuais, quando a demanda e a necessidade impõem intervenções de vulto, ousadas e com potencial para alargar caminhos e abrir novas alternativas de fluxo do nosso já intenso tráfego.

Se depender dele, o propalado e esperado BRT, solução para o transporte público, sairá do papel. Batinga conhece bem o projeto. Não se sabe, porém, se terá jogo de cintura, articulação e influência para exumar uma ação tantas vezes anunciada com pompas até pelo governo federal para João Pessoa.

Já Cartaxo foi perito na escalação de Batinga. O tema da mobilidade começa a ser sacado pelos seus adversários como mote para fragilizar o seu desempenho na área. Ao trazer Batinga, começa a tratar da ferida com um doutor no assunto.

Além do mais, o ex-deputado é do PSC, legenda atualmente fora da base do prefeito e com a qual agora abre diálogo através dessa nomeação. Portanto, Luciano fez uma jogada com duplo efeito: político e administrativo.

Sem…
O comando do PSC jura de pés juntos que só tomou conhecimento da nomeação de Batinga pelo Portal MaisPB, responsável pela manchete em primeira-mão.

…Aval
“Essa conversa não passou pelo PSC. Não existe esse entendimento”, garantiu Acir Gadelha, dirigente municipal da sigla, em contato com a Coluna, ontem, à noite.

Uma mão…
Para o prefeito Luciano Cartaxo, a chegada de Batinga ao seu governo soma muito, também, em conceito. “Ele vai nos ajudar bastante”, frisou o prefeito ao colunista.

…Lava a outra
Quanto ao diálogo com o PSC, Cartaxo foi pragmático. Avalia que o gesto contribui para que as “duas coisas (nomeação e aproximação) caminhem juntas”.

Ronaldinho 01Ronaldo Cunha Lima FilhoDeixa a vida me levar…
“Eu não tenho apego a cargo”. Foi assim que o vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldinho Cunha Lima (PSDB), tratou o debate sobre a escolha do companheiro de chapa do prefeito Romero Rodrigues (PSDB-foto), em entrevista ontem ao 60 minutos – da Rede Arapuan de Rádios. Para Ronaldinho, se existem muitos interessados na vaga é “porque Romero faz um grande trabalho”.

BRASAS
*Quem diria? o Tribunal do Júri de Sousa – cidade com tradição no Direito – sem funcionar por falta de mobília…

*Detalhe: o mesmo espaço foi reformado pelo Tribunal de Justiça ano passado ao custo de R$ 2 milhões.

* Lígia Feliciano (PDT) segue cumprindo bem a receita de um vice para conviver com Ricardo Coutinho: discreta e com os pés no chão.

*Criticada por Charlinton Machado, presidente estadual do PT, a vereadora Raíssa Lacerda devolveu: “Quem é esse rapaz”?

*Em nota, o PT da Capital repudiou os termos “imundos” usados pela vereadora e considerou as declarações “levianas”.

FALA CANDINHA!
Atenta aos pronunciamentos sobre a possibilidade da instalação do TCM na Paraíba, dona Candinha soltou esta: “Muito justo e até coerente com a causa da diversidade: já temos um Tribunal amarelo e agora teremos um laranja…”. O que será que ela quis dizer?

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Se quiser instalar o TCM, que discurso o governo vai usar em plena crise hídrica e corte de servidores da saúde?

Dalton_GadelhaPINGO QUENTE
“Romero é uma ave rara”.
Do empresário Dalton Gadelha, da Unifacisa, sobre a gestão “blindada de escândalos” de Campina Grande.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também