João Pessoa, 01 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Maranhão: senhor absoluto no PMDB

Comentários: 0
publicado em 01/11/2015 às 09h49
atualizado em 01/11/2015 às 06h50
José-MAranhão

Reeleito presidente estadual, José Maranhão mantém domínio e controle do PMDB na palma da mão

Passar dos oitenta anos com mandato de senador e sendo senhor do domínio completo de um partido do naipe do PMDB, não é para qualquer um. O feito do senador José Maranhão é a prova inconteste de sua liderança interna e capacidade de articulação.

Moderada e calculadamente, Maranhão sabe remover obstáculos do caminho. E não são poucos. Num partido do tamanho do PMDB, os interesses são muitos e não faltam conflitos. Vez por outra eclode um movimento interno ameaçando o comando maranhista. Nenhum deles, porém, com sucesso, há quase duas décadas.

Nesse sábado, não foi diferente. Maranhão deu mais um cheque mate nos adversários internos e manteve a chave das portas do partido sob sua batuta. Costurou a maioria e fechou uma chapa sem espaço para reações ou motins, à exceção do reclame público do deputado Gervásio Filho, ainda inconformado com a condução da eleição do diretório da Capital.

A recondução, nos moldes apresentados, oferece uma tradução cristalina. Maranhão tem o PMDB da Paraíba na palma da mão. Um recado também para fora. Qualquer conversa ou acordo com o partido só prospera se passar pelo crivo e chancela do senador. Quem duvida?

Engolindo…
Diferente do colega Gervásio Filho, o deputado Veneziano Vital, também insatisfeito com encaminhamentos internos, precisou digerir concreto para aparecer na convenção do PMDB.

…Sapos
Em público, Veneziano faz discurso de conciliação e reconhecimento à trajetória de Maranhão, mas no privado não esconde o acúmulo de dissabores com a direção do partido.

Tudo ou…
O deputado Manoel Júnior, que já teve suas diferenças com Maranhão, vai aproveitando como pode o humor do senador em favor da candidatura própria do partido na Capital.

…Nada
Vale-se das repetidas entrevistas de Maranhão sustentando a tese. Manoel fará de tudo para garantir a postulação. Sabe que se for rifado de novo sairá enfraquecido e poderá não ter outra chance.

nominando‘Nominando’ o cara
Mesmo tendo sido alvo recente de argüição de suspeição movida pelo governo, o conselheiro Nominando Diniz (foto), do TCE, fez referências positivas ao Portal da Transparência do Estado, produzido pela Secretaria de Comunicação. Tudo ouvido de perto pelo titular da pasta, Luís Tôrres, que deve ter lembrado de como é difícil se defender de um elogio

BRASAS
*O prefeito Luciano Cartaxo (PSD) e o deputado licenciado Ricardo Marcelo (PEN) reataram conversas por telefone.

*Em tempo: Ricardo Marcelo, ex-presidente da Assembleia, está de licença por 90 dias para tratamento de saúde.

*Leila Fonseca (Pros) analisa convite de filiação ao PT do B, do deputado Genival Matias.

*O secretário Marcos Vinicius (Comunicação) não pára de trabalhar na articulação e soma de forças pela reeleição de Cartaxo.

*Ex-secretário geral do PSB, Edir Mendonça, meio sumido da política, é cantor de coral nas horas vagas.

FALA CANDINHA!
Ao ver imagens da presença do presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, na convenção que reconduziu Maranhão à presidência do PMDB, Candinha lembrou de 2014 e não perdoou: “Os tucanos estão procurando o PMDB um pouquinho tarde demais…”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Até quando Gervásio Filho e o PMDB vão conviver no mesmo teto?

ranieryPINGO QUENTE
“Em Guarabira, PMDB e PSDB é água e vinho”.
Do deputado Raniery Paulino (PMDB-foto), botando água no chopp de quem defende aliança dos dois partidos na Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também