João Pessoa, 25 de janeiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA CAPITAL

‘João Pessoa Verão’ chega à 4ª semana e intensifica ações na orla

Comentários: 0
publicado em 25/01/2015 às 09h56

A Operação ‘João Pessoa Verão’ chega ao quarto final de semana comemorando os resultados positivos deste projeto, idealizado pelo prefeito Luciano Cartaxo e lançado no dia 02 de janeiro deste ano, com o objetivo de prestar serviços, informações e orientações aos turistas, visitantes e comerciantes na orla pessoense.

“É uma ação integrada inédita, que já estamos colhendo belos frutos. Quem anda por nossas praias percebe a atenção que estamos dando aos visitantes, além do zelo ao meio ambiente e respeito a cidade”, comemora o prefeito Luciano Cartaxo.

Desde que a ação teve início, fiscais que integram a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) checaram 17 denúncias, sendo que 03 no Cabo Branco, 10 no Bessa e 04 em Manaíra, todas relacionadas a condutas inadequadas ao meio ambiente, como por exemplo, despejo de esgoto no mar. “É importante ressaltar a participação das pessoas junto as nossas equipes plantonistas. Todos trabalhando para preservação e conservação do meio ambiente em nossa jurisdição”, ressalta a secretária Daniella Bandeira.

Para conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), por meio de educadores ambientais, já distribuiu mais de 4mil sacolas nas praias do Bessa, Tambaú e Cabo Branco. Neste final de semana, as equipes estarão nas praias do Sol e Barra de Gramame. Segundo o superintendente Lucius Fabiani, as pessoas estão sendo orientadas a descartar nos locais adequados os resíduos produzidos durante os passeios.

Um trabalho conjunto entre as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Turismo (Setur), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), com apoio da Polícia Militar, segue combatendo a apropriação indevida de áreas verdes entre a faixa de areia e o calçadão, onde famílias se instalaram como moradia. Na última quinta-feira (22), foi dialogado com 14 pessoas, para que deixassem os locais onde estavam instaladas, bem como, foram oferecidos abrigos para que não permanecessem ao relento.

Todos conectados – Por meio da ‘Estação Digital’, ônibus com equipamentos de informática disponibilizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), todos que transitam pelo Busto de Tamandaré podem se manter conectados. Até agora hoje foram registrados 274 acessos gerais, sendo 62 via aparelhos celulares e 212 por meio dos notebooks da estação.

#JPsemMachismo – As tendas fixas que integram a operação estão instaladas nas praias do Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa, em todas as estruturas, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres reforça a campanha “Isso Não é Normal”, através da hashtag #JPsemMachismo, que visa chamar a atenção de homens e mulheres sobre algumas atitudes consideradas normais, mas que na verdade são machistas.

Orla tranquila – A tranqüilidade da cidade, especialmente nas praias, está encantando os turistas. Para coibir abordagens criminosas na orla, bem como, a depredação do patrimônio público, 16 guardas civis municipais se revezam em rondas nos três turnos, diariamente. Com o auxílio de duas viaturas, oito bicicletas e quatro motocicletas, os profissionais têm melhor mobilidade para percorrer as áreas entre as praias de Jacarapé (Litoral Sul) e Bessa (Litoral Norte).

Intervenção cultural – Ainda neste final de semana, os grupos da Emlur ‘Agentes da Alegria’ e ‘Baticumlata’, vão realizar apresentações culturais na Feirinha de Tambaú (sábado) e Busto de Tamandaré (domingo), levando a partir da música e das artes cênica, mensagens de respeito e preservação ao meio ambiente.

Operação – ‘João Pessoa Verão’ é uma operação que conta com o trabalho integrado de 13 secretarias e órgãos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). As ações seguirão até o dia 18 de fevereiro. Estão participando as secretarias de Turismo (Setur), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Ciência e Tecnologia (Secitec), Políticas Públicas para Mulheres, (SPPM), Mobilidade Urbana (Semob), Comunicação (Secom), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além de Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Vigilância Sanitária e Procon-JP.

MaisPB

Leia Também