João Pessoa, 27 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Frente a Frente: o recado da nova geração

Comentários: 0
publicado em 27/10/2015 às 13h47
atualizado em 27/10/2015 às 10h50
Frente a Frente com Pedro Cunha Lima, Wilson Filho, Efraim Filho e Hugo Motta

Frente a Frente com Pedro Cunha Lima, Wilson Filho, Efraim Filho e Hugo Motta

Umbilicalmente ligados as heranças dos ancestrais famosos na política paraibana, os integrantes da chamada “nova geração” não renegam o passado, mas se esforçam e cobram muito de si mesmos para construir uma caminhada com estilo próprio.

Foi o que ficou patente ontem durante debate no Frente a Frente, da TV Arapuan, com quatro personagens de destaque. Durante uma hora e meia, Pedro Cunha Lima (PSDB), Efraim Filho (DEM), Hugo Motta (PMDB) e Wilson Filho (PTB) enfrentaram temas indigestos, como a presença familiar nos seus currículos, e tiveram a oportunidade de mostrar que são além de sobrenomes.

O quarteto – um terço da bancada paraibana – ficou cara a cara com uma platéia um tanto arredia. Estudantes do Lyceu Paraibano com ligações ao movimento estudantil e perfil de contestação. Um deles, por exemplo, fez questão de vestir camisa com estampa de Che Guevara.

Os “menudos”, como são chamados, botaram a cabeça de fora com coragem de deixar a cara para bater. O gesto já é uma demonstração de que estão prontos para o contraditório e que são capazes de crescer na adversidade.

O saldo do apimentado e vivo debate não deixa dúvidas. Esse time não está morgado pelo privilégio de mandatos forjados inicialmente pela densidade e influência hereditária. Cada qual está fazendo por merecer olhares e atenções e conquistar espaços de destaque.

Tanto que, todos eles, ocupam posições importantes. Pedro, vice-líder do PSDB, Wilson Filho, coordenador da bancada federal aos 26 anos, Hugo pilotou com desenvoltura há pouco a inflamável CPI da Petrobrás, e Efraim Filho conduz com desassombro a CPI dos Fundos de Pensão. Missões que afugentam o fantasma dos estereótipos.

Paraíba…
“A Paraíba precisa agir nas suas dificuldades”. A pregação é do presidente da Fiep, Buega Gadelha, avaliando o encontro com a bancada federal, ontem, na Capital.

…Unida
Buega Gadelha voltou a externar visão otimista no ângulo da Paraíba, em relação à crise. “Talvez seja o Estado que menos tenha sentido os efeitos”, ressalta.

Tapando o sol...
O otimismo de Gadelha diante da crise nacional é contraditado pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas de Campina Grande, Arthur Almeida.

…Com a peneira
Para Arthur, empresário bem sucedido, ignorar os efeitos gerais da debilidade da economia nacional no âmbito da Paraíba traduz um “deslocamento da realidade”.

Jutahy MenesesCom as bênçãos do pastor
Coube ao presidente estadual do PRB, deputado-pastor Jutahy Meneses (foto), botar ingrediente novo no debate da sucessão em João Pessoa. Jutahy defendeu a indicação do empresário e ex-senador Roberto Cavalcanti (PRB) para vice na chapa do prefeito Luciano Cartaxo (PSD). “É um nome que agrega muito”, disse Meneses, deixando claro que sua opinião é pessoal e carece de sondagem. Cavalcanti, como se sabe, anunciou no passado afastamento definitivo da vida pública.

BRASAS
*André Figueiredo (PDT-CE), ministro das Comunicações, passou discretamente por João Pessoa no fim de semana passado.

*Na Capital, ele jantou na residência do casal Lígia (vice-governadora) e Damião Feliciano (deputado).

*Depois do show de Maria Bethânia, o deputado Benjamim Maranhão (SD) também foi à casa de Damião. Lá, entre goles de wisky, adentraram a madrugada.

*Relator da CPI da Petrobrás, o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) tem chamado Hugo Motta de “revelação” na política.

*Os senadores José Maranhão e Raimundo Lira relutaram até o último instante em assinar o documento das emendas de bancada.

*Ambos alegaram desconhecimento do teor do conteúdo da ata de reunião, da qual não participaram.

FALA CANDINHA!
Ao ver nos portais a fotografia da diretoria do PT tentando convencer o padre-deputado Luiz Couto a ser o candidato do partido em João Pessoa, dona Candinha não se conteve: “Quem te viu, quem te vê”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
O que o vice-prefeito Nonato Bandeira (PPS) acha das especulações diárias para a ocupação da sua vaga na chapa de Cartaxo?

Luciano CartaxoPINGO QUENTE
“Frieza de burocrata não leva ninguém a lugar nenhum”. Do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), antecipando o tom contra o secretário João Azevedo (PSB).

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também