João Pessoa, 14 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Os feriados de outubro

Comentários: 0
publicado em 14/10/2015 às 13h37

Nesta recente segunda-feira, 12 de outubro, foi o feriado nacional em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, correspondendo também ao Dia das Crianças em nosso país.

Na quinta-feira desta mesma semana, 15 de outubro, temos o feriado específico do Dia do Professor, em que as escolas, tanto as públicas quanto as particulares, suspendem suas atividades administrativas e pedagógicas.

Mas, na próxima segunda-feira, 19 de outubro, haverá, aqui em João Pessoa, um outro feriado específico, o do Dia do Comerciário, quando o comércio pessoense fecha suas portas para propiciar que a respectiva categoria de trabalhadores festeje a data.

Sem dúvida, outubro é um mês abundante em feriados, seja de alcance geral ou específico, vez que em sua última semana um outro acontecerá: o do Dia do Servidor Público, neste ano racionalizado e sintonizado entre as três esferas de governo para que, em vez de ocorrer na quarta-feira (28), transfira-se-o – como já oficialmente transferido – para a sexta-feira (30). E vai ser um super-feriadão, tendo em vista que a segunda-feira subseqüente, 2 de novembro, já vamos começar o novo mês com o “feriado de finados”.

Como pessoa humana, igual às demais, também somos favoráveis a que tenhamos mais e mais dias ou horas para o descanso e o lazer. Entretanto, de igual modo sabemos que sem trabalho, sem produção, não há como conquistar-se os meios para sustentabilidade das condições de vida que todos almejamos.

Os governos, dirigidos por políticos, juntamente com os parlamentos e em harmonia com o Judiciário, precisam, juntos, refletirem sobre esta questão do excesso de feriados (feriados gerais e os específicos, incluindo os tradicionais “pontos facultativos” do serviço público) especialmente em um tempo de crise como o que vivemos.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas