João Pessoa, 11 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Ricardo, aprovação e influência

Comentários: 0
publicado em 11/10/2015 às 12h06
atualizado em 13/10/2015 às 08h17
Ricardo Coutinho; portfólio de obras fortalece conceito e imagem do socialista

Ricardo Coutinho; portfólio de obras fortalece conceito e imagem do socialista

Via de regra, governante reeleito surfa por um bom tempo na aura da vitória, revista em popularidade. Certo? Nem sempre. No caso da presidente Dilma Rousseff, a rejeição da petista em João Pessoa, segundo mostrou a pesquisa Opinião/Arapuan, chega a inacreditável casa dos 85%, no décimo mês de seu segundo governo.

Um quadro caótico completamente inverso ao ambiente de popularidade e aprovação do governador reeleito da Paraíba, Ricardo Coutinho. O socialista, de acordo com a mesma pesquisa, ostenta a confortável margem de 76% de aprovação, na pergunta direta sobre a maneira do governante gerir o Estado.

Enquanto Dilma tem 11% de ruim e 66,4% de péssimo, Ricardo apresenta 25,5% de ótimo e 40% de bom. A presidente amarga ínfimos 2,1% de ótimo e 5,5% de bom ao tempo que somente 2% dos paraibanos consideram a gestão ricardista ruim e outros 7,1% a classificam de péssima.

Mas o que Ricardo fez para desfrutar desses índices, se em junho de 2014 teve até dificuldades de formar uma chapa? O cheiro do poder da reeleição e do embalo da vitória tem lá sua influência, mas o que pesa mesmo é o portfólio. Inegavelmente, Ricardo tem o que mostrar. E isso ficou claro na campanha quando até os adversários se limitavam a reivindicar parte dos créditos de suas ações.

Surfando agora em mares tranqüilos, com ampla base na Assembleia, praticamente sem problemas com os veículos de comunicação e construindo palmo a palmo a consolidação do seu nome como liderança regional, Ricardo vive, talvez, sua melhor fase política, em décadas de ascendente e vitoriosa carreira.

E é essa performance, com avaliação superior ao prefeito Luciano Cartaxo (PSD), dono de 66% de aprovação, que faz de Ricardo indiscutivelmente o eleitor mais influente da Paraíba na atualidade, especialmente em João Pessoa, onde o PSB e aliados capitalizam para seu estilo o principal discurso da construção de uma candidatura de contraponto à gestão do ex-petista.

Boletim…
Desde ontem, a advocacia paraibana está de olhos voltados para o estado de saúde do decano, ex-secretário de Estado e suplente de senador Roosevelt Vita.

…Médico
Amigos mais próximos e familiares evitam informações mais detalhadas da complicação renal, mas no privado admitem a delicadeza do quadro.

Entrevista…
Ao 60 Minutos – nosso novo programa da Rede Arapuan de Rádios –, o ministro Alexandre Belmont se disse “pessoalmente” contra a terceirização.

…Exclusiva
Ele se referia as ditas gestões pactuadas na saúde, atividade fim, posição semelhante à quem vem sendo defendida pelo Ministério Público do Trabalho, em todo o Brasil.

Romero-RodriguessRomero versus Veneziano
“Quem quer antecipar o debate eleitoral é porque tem interesse em esconder as graves denúncias que responde”. A frase é do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB-foto), reagindo às críticas feitas pelo deputado e ex-prefeito Veneziano Vital, com o nome já na rua para disputar a eleição de 2016 na cidade.

BRASAS
*Luís Tôrres, homem forte na conceituação do governo Ricardo, cumpriu essa semana missões no âmbito Nordeste.

*A ex-deputada Nadja Palitot chega ao PMDB com a missão de disputar vaga na Câmara de João Pessoa. Tem uma história e muitas chances.

*Vituriano de Abreu, ex-deputado agora filiado ao PMDB, admitiu que passou quatro anos no PSC por “conveniência da época”.

*Luciano Cartaxo pisa no acelerador do cronograma do Viaduto da Geraldo Mariz.

*Paulo Maia empolgado com a soma dos apoios em Campina Grande, pós-adesão de Carlos Fábio, na quente eleição da OAB.

*Ruy Carneiro, presidente estadual do PSDB, tomou gosto pela eleição de 2016 em João Pessoa.

FALA CANDINHA!
“No aniversário de Campina Grande, todo o mundo tem que admitir: é a cidade da maior auto-estima do mundo”,

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Tem espaço para dois candidatos de Ricardo contra a reeleição de Romero Rodrigues?

adamsPINGO QUENTE
“É um impeachment paraguaio”.
Do chefe da Advocacia Geral da União, Luis Inácio Adams (foto), em visita à João Pessoa, sobre a tese de afastamento de Dilma com base na rejeição das contas no TCU.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também