João Pessoa, 10 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
neste sábado

Atentado na Turquia em ato por paz mata 30 e fere mais de 100

Comentários: 0
publicado em 10/10/2015 às 09h43

Duas bombas explodiram simultaneamente neste sábado (10) em frente à Estação Central de trens de Ancara, na Turquia, deixando vários mortos e feridos.

As explosões aconteceram durante uma manifestação sindical em favor da paz no país. Segundo o Ministério do interior turco, as explosões mataram 30 pessoas e feriram outras 126. O número de vítimas, porém, pode aumentar.

A manifestação contava com milhares de participantes e foi convocada pelos colégios de Engenheiros e Médicos e dois sindicatos de esquerda. Autoridades investigando informações de que um homem-bomba detonou seus explosivos e que as explosões foram um atentado terrorista.

O gabinete do primeiro-Ministro turco Ahmet Davutoglu informou que ele se reuniu com o vice-primeiro-ministro Yalcin Akdogan, funcionários do governo e chefes de segurança, para discutir o caso. “Condenamos este ataque atroz contra nossa democracia e a paz de nosso país”, disse o ministério.

O ataque ocorre a três semanas das eleições legislativas antecipadas, previstas para o dia 1º de novembro. O clima político está abalado pelos confrontos diários e sangrentos entre as forças turcas e os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no sudeste de maioria curda.

A cúpula do PKK anunciou neste sábado que estabelecerá um cessar-fogo unilateral até as eleições. Em comunicado, divulgado pela agência curda Firat, o PKK diz que seus militantes “suspenderão as ações previstas” e “evitarão todo movimento, salvo em defesa própria”, medidas tomadas para evitar as acusações do governo turco de que a guerrilha põe a segurança do pleito em perigo.

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas