João Pessoa, 09 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
30 de outubro

AETC lembra transferência no feriado do Dia do Servidor

Comentários: 0
publicado em 09/10/2015 às 10h27
Mário Tourinho, presidente da APCA

Tradicionalmente o Dia do Servidor Público é comemorado em data de 28 de outubro. Mas, desde o início do ano, o Governo Federal já havia fixado que, em 2015, o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, em suas repartições e entidades da administração direta, acontecerá em data de 30 de outubro (uma sexta-feira), em vez de ocorrer no tradicional dia 28 (que neste ano cai em uma quarta-feira).

E agora, através de portarias assinadas pelos titulares das respectivas secretarias de administração,. essa mesma transferência de data acontecerá tanto em relação aos funcionários públicos do Estado quanto aos da Prefeitura de João Pessoa, o que significa que no âmbito das três esferas de governo o ponto facultativo pelo Dia dos Funcionários será, neste ano de 2015, na sexta-feira 30 de outubro.

Racionalidade

De acordo com Mário Tourinho, diretor da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), essa transferência do ponto facultativo do Dia do Servidor Público da quarta-feira (28) para a sexta-feira (30) tem por fundamento o princípio da racionalidade, tanto administrativo quanto econômico e também para melhor contemplar os próprios servidores públicos que vão se beneficiar com um feriadão que para eles começará já na sexta-feira e se estenderá até a segunda-feira 2 de novembro, feriado nacional do “dia de finados”.

Se esse Dia do Servidor Público fosse mantido neste ano no dia 28, que corresponderá a uma quarta-feira, a semana tenderia a ser prejudicada desde aquela data, com tendências dos costumeiros “enforcamentos” das quinta e sexta-feiras por parte de alguns funcionários, com conseqüentes prejuízos não só aos seus próprios trabalhos, mas porque este fato termina atingindo outros setores de atividades.

Ação positiva

Pelo que se pode avaliar, o setor privado, através de muitos dos que o integram, avaliou como positiva a ação do governo do estado e da prefeitura de João Pessoa em harmonizar esse ponto facultativo do Dia do Servidor Público com o governo federal. De acordo com Mário Tourinho, “essas providências governamentais são mesmo de prevalecimento da racionalidade administrativa, tão necessárias especialmente em um tempo de crise como o que vivemos”.

MaisPB

Leia Também