João Pessoa, 09 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Ruy Carneiro: nada a perder

Comentários: 0
publicado em 09/10/2015 às 10h06
atualizado em 09/10/2015 às 07h20
Ruy Carneiro

Ruy Carneiro; avaliando prós e contras da entrada na disputa em João Pessoa

Tal qual o mote do best seller do bispo Edir Macêdo, o ex-deputado Ruy Carneiro não perde nada, além de tempo e saliva, se decidir entrar na disputa pela Prefeitura de João Pessoa. É o que dirigentes nacionais do PSDB, com os quais tem relação de amizade, têm aconselhado ao presidente da legenda na Paraíba.

Nos dois cenários (com Estela Bezerra e João Azevedo) da pesquisa Opinião, encomendada recentemente pelo Sistema Arapuan de Comunicação, Ruy se mantém na casa dos 11% da preferência do eleitor, um patamar razoável para quem está fora da mídia e sem um mandato pra chamar de seu.

Ruy vem ponderando sobre sua prioridade. Acha mais seguro e inteligente focar em 2016 na reaglutinação de sua base política, perdida na eleição de 2014, quando desistiu da reeleição e dividiu seu espólio com deputados de outros partidos para somar em favor da candidatura majoritária, da qual era vice.

Assim, melhor seria – na visão dele – participar das eleições dos aliados nos municípios, oferecendo apoio e alguma estrutura logística, um caminho para ter onde tomar água quando precisar de abrigo e reciprocidade no projeto de volta à Câmara Federal em 2018.

Mas a tese de partir para uma eleição em João Pessoa com um décimo do eleitorado da cidade não é de se jogar fora. No mínimo, se não emplacar e nem ameaçar a polarização entre o prefeito Luciano Cartaxo e o PSB, seria nome importante no segundo turno. Nada mal para quem não tem nada a perder.

Cada qual…
Se Ruy Carneiro, “sacrificado” em 2014, se empolgar, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) terá dificuldades em retribuir o apoio do deputado Manoel Júnior (PMDB).

…No seu cada qual
Numa conversa informal com político pessoense essa semana, o ex-senador Cícero Lucena (PSDB) foi taxativo: descarta e está fora da eleição de 2016, em João Pessoa.

Migração…
Nos bastidores da Câmara, a ida do vereador Lucas de Brito (DEM) para a base aliada de Luciano Cartaxo (PSD) já é dada como certa, após a mudança de partido do prefeito.

…À vista
Lucas de Brito – em contato com a Coluna, afastou os rumores. “Não conversei com ninguém da gestão acerca de posicionamento político na Câmara Municipal”.

Lira_PerfilLira e o afago à terra adotiva
Na tribuna, o senador Raimundo Lira (PMDB) registrou homenagem aos 151 anos de emancipação política de Campina Grande. “Entre os que me conhecem, não é segredo para ninguém que a cidade de Campina Grande ocupa um lugar especial no meu coração, ao lado de minha terra natal, Cajazeiras”, enfatizou Lira.

BRASAS
*Ninguém se admire se a deputada Estela Bezerra (PSB) começar a aparecer com mais freqüência na mídia nos próximos dias.

*Já beira a raia da diferença pessoal o permanente conflito entre os vereadores Marco Antônio (PPS) e Raoni Mendes (PTB).

*Durval Ferreira (PP), presidente da Câmara, já percebeu os excessos e pediu reunião interna para tratar do tema com os personagens.

*Advogados da Coligação A Vontade do Povo criaram fato no TRE pedindo a prisão de secretários do governo por descumprimento judicial na Aije de Pessoal.

*Neto Franca, ex-deputado estadual, e o filho João Henrique, tiveram as fichas de filiação ao PMDB abonadas pelo senador José Maranhão.

*Quer encontrar o advogado Roosevelt Vita? Basta passar no almoço do Classic e ainda ganhar de brinde as leituras de um veterano.

FALA CANDINHA!
“Em termos de majoritária, Ruy Carneiro não faz inveja a Barrichello”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Por que será que Bira Pereira e Benílton Lucena ainda não assinaram ficha de filiação ao PSD?

Plenário do SenadoPINGO QUENTE
“O governo acabou”.
Do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), sobre a reprovação das contas da presidente Dilma.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas