João Pessoa, 08 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
confira

Novo tratamento traz qualidade de vida para quem sofre de hemorroida

Comentários: 0
publicado em 08/10/2015 às 16h26
atualizado em 08/10/2015 às 13h30

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC), 30% dos brasileiros adultos sofrem de sintomas relacionados as hemorroidas. Talvez o assunto ainda seja um tabu, ou até motivo de vergonha para muitos, porém é importante que a sociedade entenda melhor sobre o tema e conheça novas opções para tratamento, como a técnica menos invasiva, que oferece um pós operatório mais tranquilo e uma retomada da qualidade de vida para quem sofre com este desconforto.

As hemorroidas são estruturas vasculares presentes em todas as pessoas.  “Os sintomas associados a disfunção das hemorroidas podem ser causados por diversos fatores, entre eles: dieta pobre em fibras, diarreia crônica, ou por ficar muito tempo sentado”, explica o Dr. Victor Seid, coloproctologista do Hospital Samaritano de São Paulo. O tratamento cirúrgico é indicado para os casos mais graves de doença hemorroidaria.  Historicamente a cirurgia para tratamento da doença tem o estigma de ser extremamente dolorosa, no entanto, existe um procedimento mais moderno e menos invasivo que tem favorecido a recuperação e a qualidade de vida de muitas pessoas: a chamada Dearterialização hemorroidaria transanal, o THD.

Nesta técnica realiza-se o reposicionamento associado a interrupção do fluxo sanguíneo das hemorroidas transanal ao invés da remoção das mesmas . Assim, o canal anal é menos agredido e o paciente sente menos dor. “A cirurgia dura em média 40 minutos e o paciente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento”, destaca Dr. Seid. Mas o especialista alerta. “Este procedimento é indicado para alguns tipos de doença hemorroidaria, que são as específicas, e, portanto, é fundamental a avaliação de um especialista e de um centro especializado”.

E finaliza: “Por ser uma doença evolutiva, quanto antes o paciente procurar por um atendimento especializado, mas precocemente ele vai ter o diagnóstico e evitar que a doença progrida”.

Os quatro graus da hemorroida interna:

– Hemorroidas grau I: não prolapsam através do ânus;

– Hemorroidas grau II: prolapsam através do ânus durante a evacuação, mas o retornam à sua posição original espontaneamente;

– Hemorroidas grau III: prolapsam através do ânus e só retornam para dentro com ajuda manual;

– Hemorroidas grau IV: estão prolapsadas através do ânus e o retorno não é possível nem com ajuda manual.

MaisPB 

Leia Também