João Pessoa, 07 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A leitura de Cartaxo

Comentários: 0
publicado em 07/10/2015 às 09h42
atualizado em 07/10/2015 às 07h16


Luciano Cartaxo se aquece para entrar em campo com estratégia para acertar no gol

Uma conversa por telefone foi o suficiente para perceber. O prefeito Luciano Cartaxo anda de astral pra cima, sobretudo, após a divulgação dos números da pesquisa Opinião/Arapuan, favoráveis ao seu projeto de reeleição, mas não vai cair no equívoco de calçar sapato alto. Pelo o que senti, o quadro de hoje lhe dá conforto sem tirar a consciência de que o jogo está apenas começando.

Na cabeça do prefeito, ainda há espaço de crescimento de sua candidatura. Ele considera que não apresentou ao pessoense as grandes intervenções de sua gestão. “Estamos ainda nas obras intermediárias”, registrou Cartaxo, referindo-se as intervenções nas praças, creches e casas e planejando para o ano da eleição a conclusão dos projetos da Lagoa, da calçadinha da orla e do viaduto da Geraldo Mariz.

Luciano já sentiu que, estrategicamente, o governador Ricardo Coutinho puxará a eleição para o debate comparativo de gestões. O prefeito, entretanto, se diz preparado para enfrentar esse discurso, com o argumento de que cada um, no Estado e na Prefeitura, está cumprindo com suas obrigações.

Cartaxo não aceitará, ao seu modo, a tentativa de imposição de que somente um gestor, em toda a longa história da Capital, fez por João Pessoa. Cada um ao seu tempo e de acordo com as demandas da cidade contribuiu. A iniciativa de puxar o debate para si, deflagrada por Ricardo, é interpretada por Luciano como atestado da falta de nomes dentro do grupo girassol.

O prefeito, também, se mostra atento ao mote provavelmente pronto para ser usado pelo PSB de que é preciso prefeito e governador do mesmo partido ou bloco. Aí ele pretende entrar com um antídoto: a concentração de poder é ruim. “Não se pode ter alguém mandando em tudo num Estado”, verbaliza.

No geral, Cartaxo respira como alguém aliviado do caminhão de pressão e tensão dos últimos tempos. As ameaças do PSB e o peso de carregar a associação de sua imagem aos desgastes do PT não estão mais nas suas costas. Com gestão bem avaliada e liberdade para costurar alianças, Luciano se concentra agora numa tarefa: fazer o dever de casa.

Revista às…
Deputados da base governista saíram exultantes do almoço com o governador Ricardo Coutinho, na Granja Santana, ontem à tarde.

…Tropas
Pelos relatos à Coluna, Ricardo estava leve. Fez questão de agradecer aos aliados pelas vitórias e governabilidade de uma gestão sem sobressaltos, diferente do passado.

Impressões…
É comedida e serena a leitura do líder do governo, Hervázio Bezerra (PSB), aos números. Para Hervázio, a pesquisa confirmou o potencial dos nomes do seu partido.

…Girassois
Bezerra não tem dúvidas de outra realidade revelada pela Opinião/Arapuan. “Ricardo Coutinho é o grande eleitor de João Pessoa e vai ser por muito tempo”, previu.

João AzevedoJoão Azevedo: pé no chão
Mesmo aparecendo bem abaixo (3%) da deputada Estela Bezerra (12%), o secretário João Azevedo (PSB) continua sendo o Plano B da estratégia da articulação governista. Azevedo vence, por enquanto, pelo conceito técnico e perfil com menos arestas. Ao comentar a pesquisa no Portal MaisPB, foi humilde. “Ser lembrado numa primeira avaliação é importante”, enfatizou.

BRASAS
*Cicerone da Comissão de Saúde da Câmara este mês em João Pessoa, o deputado Wilson Filho (PTB) vai insistir no tema.

*Ruy Carneiro (PSDB) já conversou com o senador Cássio Cunha Lima em Brasília para avaliação da pesquisa.

*O histórico da eleição de 2012, quando Cartaxo saiu de 5% para a vitória, dá esperança ao deputado Manoel Júnior (PMDB) de crescimento de sua candidatura.

*Peça produzida pelo publicitário Dércio Alcântara junta as imagens de Veneziano Vital e Ricardo em Campina, no aniversário da cidade.

*Liderança estudantil, Jair Soares agora mostrou força na eleição do Conselho Tutelar. Foi eleito para a Região Praia.

*Pela declaração do deputado Pedro Cunha Lima, o ex-secretário da Funjope, André Coelho, conquistou posição de destaque no grupo do clã em João Pessoa.

FALA CANDINHA!
“Os que disseram em 2014 que era melhor para João Pessoa um casamento, agora vão dizer que bom mesmo é o divórcio”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Qual vaga de vice será mais disputada: a de Cartaxo ou a do PSB?

Major FábioPINGO QUENTE
“Eu já enfrentei nomes de peso”.
Do ex-deputado Major Fábio (Pros), ainda crente que continuará no comando do seu partido e botando o nome na rua para disputar a Prefeitura da Capital.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas