João Pessoa, 06 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Opinião/Arapuan: Cartaxo versus Ricardo

Comentários: 0
publicado em 06/10/2015 às 12h04
atualizado em 12/10/2015 às 07h00
Cartaxo e Ricardo; a polarização e debate inevitáveis

Cartaxo e Ricardo; a polarização e debate inevitáveis

A um ano antes da eleição, a pesquisa Opinião/Arapuan, divulgada ontem na nossa estreia no Frente a Frente, da TV Arapuan, estabeleceu uma indiscutível polarização. De um lado, o prefeito Luciano Cartaxo, aprovado por 66,1% dos entrevistados. Do outro, o governador Ricardo Coutinho, com gestão avaliada positivamente por um universo de 76,9%.

Na maratona de 2016, Cartaxo saltou bem na frente dos seus concorrentes. Nada que surpreenda pelo nível demonstrado nos números de aprovação e pela ausência, até aqui, de um debate mais consistente feito pela oposição, o que vai ocorrer a partir de agora com inserção de corpo e alma do PSB no contraponto ao governo municipal.

Luciano começa bem. Bate todos os concorrentes com larga folga. No cenário com João Azevedo, ele tem 41,7% das intenções de voto. Com a deputada Estela Bezerra (PSB), o prefeito fica com 38,3%. Naturalmente, Estela, ainda embalada no recall de 2012 e de 2014, supera João. Ela com 12,4% e ele, desconhecido do eleitor, com 3%, o que não significa, nem de longe, inviabilidade.

Em suma, Cartaxo se mostra, sem margem para dúvidas, um candidato competitivo, de gestão bem avaliada, mas diante do desafio de enfrentar um grupo cujo maior líder é, mais do que nunca, um grande cabo eleitoral, com potencial para influenciar e empinar uma candidatura.

O debate será travado entre Cartaxo e Ricardo. Com um detalhe: Ricardo não é candidato.

Olha eu aqui!
Ex-deputado, Ruy Carneiro (PSDB) ficou entusiasmado com os seus 11% na estimulada, apesar de não estar com o nome posto e nem fazendo campanha, diferente dos concorrentes.

Abaixo
Pelo nível de exposição permanente, esperava-se mais do desempenho do deputado Manoel Júnior (PMDB). Na casa dos 6%, Júnior terá muito trabalho para convencer seu partido.

Disputa interna
Com 3,9% da preferência, o deputado Wilson Filho (PTB) vai concorrer internamente com o vereador Raoni Mendes. O neo-petebista surge na pesquisa espontânea (0,1%).

Jangada ao mar
Ex-presidente da companhia Docas, Lucélio Cartaxo (PSD), amanheceu animado hoje com o saldo apresentado pelo irmão gêmeo (Luciano) na pesquisa Opinião/Arapuan.


BRAZIL-ROUSSEFF-BORDERS POLICYTeste de fogo

A articulação do prefeito Luciano Cartaxo respirou aliviada. 57,8% dos entrevistados na pesquisa aprovaram a saída do PT contra 21,9% de reprovação e 20,3% não quiseram ou não souberam responder. E a taxa de reprovação da presidente Dilma Roussef na Capital supera 85%. Uma associação nitidamente prejudicial, a preço de hoje.

BRASAS

*Saúde pública é o calo do prefeito Luciano Cartaxo; 41,5% dos entrevistados reclamam da área.

*Para 30,5% dos pessoenses, o desafio do governo Ricardo é a segurança pública, apontado como segundo maior problema da cidade.

*Entre ótimo e bom, a gestão Ricardo Coutinho II tem 65,8%. Um número expressivo.

*MST é desacreditado por 68,2% dos entrevistados na pesquisa Opinião/Arapuan

*Em que pese o bombardeio, a Igreja (Religião) continua sendo a instituição mais confiável com 58,1%.

FALA CANDINHA!
“Pino é pra ser batido e recibo é pra ser passado”.

PERGUNTA-SE
E se o deputado Luiz Couto resolver entrar no jogo para tentar se afirmar como a terceira candidatura?

Marco AntônioPINGO QUENTE
“A voz do povo é a voz de Deus”.
Do líder do governo na Câmara da Capital, Marco Antônio, louvando a aprovação da gestão.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também