João Pessoa, 30 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A língua de Ciro Gomes

Comentários: 0
publicado em 30/09/2015 às 09h38
atualizado em 30/09/2015 às 06h43
Ciro Gomes: o tiroteio verbal de quem tem rabo de palha

Ciro Gomes: o tiroteio verbal de quem tem rabo de palha

Preparado intelectual, o ex-ministro Ciro Gomes se destacou na vida pública, até aqui, muito mais por sua intrepidez e acidez do que pela competência política. Quem não lembra que chegou a despencar nas pesquisas de eleição presidencial por conta de seus arroubos e destemperos verbais, típicos da arrogância de quem se acha acima do bem e do mal.

A última vítima da língua de Ciro Gomes foi o deputado paraibano Manoel Júnior. O ex-governador cearense não economizou adjetivos pejorativos para espichar o peemedebista. Um ataque com endereço certo: Eduardo Cunha, aliado de Manoel e pivô da demissão do irmão de Ciro, Cid Gomes, do Ministério da Educação.

Boa parte do que Ciro vez em quando verbaliza em suas entrevistas tem lances de uma sinceridade desconcertante, mas pra dizer o que vem dizendo de uns e outros é preciso autoridade para tanto.

Ciro, definitivamente, não é nem de longe a palmatória do mundo que vende na frente das câmeras. No Ceará, a PF investigou esquema de corrupção, envolvendo os irmãos Gomes, responsável pelo desvio de R$ 300 milhões de prefeituras do Ceará.

A acusação é alusiva ao período de 2003 a 2006, quando Ciro comandava o Ministério da Integração, no governo Lula. Licitações viciadas, segundo a acusação, beneficiavam sistematicamente 17 empresas. Parte do contrato, 4%, era entregue ao deputado Zezinho Albuquerque, articulador da família Gomes. Já este ano, o MPF denunciou Ciro Gomes por suspeitas de fraudes em licitação na instalação de um Samu no Cariri do Ceará.

Ou seja, quando imposta aquela voz para soltar cobras e lagartos contra os inimigos, Ciro não pode esquecer o  próprio rabo de palha.

Nota de…
“Como paraibano me senti ofendido porque enxerguei nitidamente um tom preconceituoso nos insultos”, repudiou o vereador Bruno Farias (PPS), em contato com a Coluna.

…Repúdio
Para Bruno, a manifestação de Ciro Gomes denota o que ele, no fundo pensa, de todos os paraibanos. “Parece ser a visão dele sobre todos nós”, lamentou o vereador.

Pegando o…
Tão logo o governador Ricardo Coutinho se mostrou contra a nomeação de Manoel, o prefeito Luciano Cartaxo (PT) soltou nota a favor da ascensão do rival, na Capital.

…Gancho
“Não podemos perder um espaço desse por causa do jogo da velha política”, pontuou Cartaxo, numa crítica direta a postura do governo, pouco simpático a ascensão de Júnior.

lindolfo piresTodo fofo
De malas prontas para o Pros, o deputado Lindolfo Pires, ainda no DEM, comemorou a redução do prazo de filiação e a abertura de janela para troca de partido. Está com o Diário Oficial que publicou a sanção da mini-reforma pela presidente Dilma debaixo do braço.

BRASAS
*A pesquisa Opinião/Arapuan está tirando o sono de muita gente em João Pessoa.

*O senador Raimundo Lira (PMDB) cada vez mais afinado com o líder girassol.

*Com o desembarque do PT Cartaxo, o vereador Bira Pereira, que ficou com Cartaxo, tende a ser mais prestigiado.

*Nos bastidores, a sucessão para direção da Unimed-João Pessoa já começou.

*O vereador Raoni Mendes (agora no PTB) liga para a Coluna e avisa: não desisti de ser candidato a prefeito.

*A oposição à reitora Margareth Formiga (UFPB) criou site para cutucar os problemas da atual gestão.

FALA CANDINHA!
“Tem muito tucano desalojado na Paraíba, após o tsunami de 2014, com asas coçando para pousar no ninho da Prefeitura de João Pessoa”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Quando Luciano Cartaxo começará a preencher os espaços deixados pelo PT e PC do B na gestão?

Luciano Cartaxo 10PINGO QUENTE
“Lealdade na política ficou para poucos”.
Do prefeito Luciano Cartaxo (PT), reagindo ao rompimento do PSB.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas