João Pessoa, 31 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

No sábado com APL/IHGP/MPPB

Comentários: 0
publicado em 31/08/2015 às 09h45

Realmente, o recente sábado 29 de agosto, para a Paraíba, especialmente para sua capital (João Pessoa), foi dos mais ricos nos aspectos histórico, cultural, jurídico e também administrativo! Imaginemos quão importante – e especialmente rico, repetimos – é assistirmos Gonzaga Rodrigues e José Octávio de Arruda Melo exporem sobre a história desta cidade paraibana referenciando-se e reverenciando (aos) seus 430 anos de vida, assinalados agora no 5 de agosto, embora no respectivo evento tenha havido lembrança de que a data de fundação corresponderia a 4 de novembro.

Mas, considerando-se 5 de agosto ou 4 de novembro, somos, sim, uma cidade de 430 anos! E foi para rememorar essa história que a APL (Academia Paraibana de Letras), juntamente com o Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, promoveram, sob a coordenação de seus atuantes presidentes (respectivamente Damião Ramos e Joaquim Osterne). um café da manhã neste marcante sábado 29 de agosto, seguido dessas exposições histórico-culturais, que não se limitaram só aos informes de Gonzaga e de José Octávio, aos quais nos reportaremos especificamente em outra oportunidade.

Houve, nesse evento, igualmente, a palavra do prefeito Luciano Cartaxo expondo bem especificamente sobre o hoje administrativo da cidade de João Pessoa e o fez com tanta riqueza (expositivamente e em relação às obras de seu governo) que Gonzaga Rodrigues voltou a usar o microfone para destacar quão bom era ouvir um relato como aquele, demonstrativo de que o Brasil não é só de crise e como melhor seria se aquele auditório correspondesse aos mais de 200 milhões de brasileiros!

Ao final da tarde, outro evento marcante e rico para a Paraíba, este realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, localizado no Pólo Turístico Cabo Branco: a solenidade de posse do Dr. Bertran Asfora para seu segundo mandato como Procurador Geral de Justiça. E aí as mensagens de cunho jurídico e de reafirmação da democracia foram os destaques, merecendo que depois, com mais espaço, voltemos ao assunto.

Leia Também