João Pessoa, 29 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Após PIB negativo

Levy acredita que já é possível virada da economia em 2015

Comentários: 0
publicado em 29/08/2015 às 16h42
Ministro Joaquim Levy

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse neste sábado (29) que a queda de 1,9% do PIB no segundo trimestre do ano não ocorreu por causa do ajuste fiscal e que já é possível ver ‘uma virada’ da economia até o fim do ano. A afirmação foi feita em discurso durante o 7º Congresso de Mercados Financeiros da BM&FBovespa em Campos de Jordão, no interior paulista.

Aos jornalistas, Levy disse que não acredita que o Brasil terá dois anos de recessão, em menção à previsão do mercado de que o PIB deve encolher também em 2016.

“Já estamos começando a ver a virada, se as coisas se tranquilizarem até o fim do ano vamos ver uma virada [no cenário econômico]”, afirmou Levy. Segundo ele, quem critica a política econômica está equivocado. “Ela tem aspecto de esforço e sacrifício, mas é absolutamente indispensável, tem equilíbrio cíclico que dá resultado”, acrescentou.

O ministro disse ainda que o aumento da contribuição do setor externo no PIB, que veio positivo, é um sinal de que alguns setores da economia estão começando a reagir.

“Com a mudança do câmbio e a liberação dos preços e realismo tarifário, estamos vendo em vários setores que os estoques estão acabando e acontece uma coisa curiosa, o estoque vai descendo, e a não ser que haja uma enorme confusão, as empresas começam a produzir de novo, a dar novas encomendas e comparar o preço nacional ao estrangeiro e comprar domesticamente”, afirmou.

O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 1,9% no segundo trimestre de 2015 ante os três meses anteriores, e a economia brasileira entrou no que os economistas chamam de “recessão técnica”, que acontece quando o PIB encolhe por dois trimestres seguidos.

No primeiro trimestre do ano, o PIB caiu 0,7% (dado revisado).

‘Dá para viver com o suor do próprio rosto’
Levy afirmou, ainda, que o Brasil “tem tudo para continuar crescendo”. Ele citou a história bíblica de Adão e Eva, que foram expulsos do paraíso e forçados a viver do próprio suor. “A maior parte dos países vive do suor dos seus rostos, acho que dá pra viver muito bem assim”, disse o ministro, referindo-se ao esforço de adaptação às mudanças da economia.

O ministro observou que a ascenção da classe média a partir de 2013 mudou a relação do governo com o gasto público.
“Quem está embaixo quer mais gasto publico, as pessoas querem mais qualidade”, disse.

“O momento nos traz essa reflexão agora, e nos força a tomar decisões. Temos que diminuir as despesas, mas não adianta cortar tudo”, afirmou, citando os gastos obrigatórios por lei.

G1

Leia Também