João Pessoa, 28 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
pesquisa

Paraíba está entre os 3 piores estados do Brasil em leitos de UTI’ neonatais

Comentários: 0
publicado em 28/08/2015 às 12h14
atualizado em 28/08/2015 às 10h11

Faltam UTIs neonatais em 93% dos municípios do país.  Segundo o IBGE, menos de 3% dos municípios baianos têm leitos de UTI neonatal. Em pior situação, aparecem estados como Tocantins, Paraíba e Piauí. O problema foi destaque no jornal Bom Brasil, da rede Globo, na edição desta sexta-feira (28).

O jornal repercutiu a morte de uma recém-nascida encontrada por um grupo de crianças em um matagal no sul da Bahia. A bebê chegou a ser transferida de hospital, mas não resistiu e morreu. A cidade onde ela nasceu em Mucuri, no extremo sul da Bahia, não tem uma UTI neonatal.

A menina que foi encontrada em um matagal e não teve acesso imediato a uma UTI. Ela foi atendida no hospital local, chegou a ser transferida para um município vizinho, mas não resistiu.

Para a pediatra e professora universitária Priscila Lira, a falta de uma UTI pode ter sido decisiva: “Se ela tivesse nascido em um hospital sob assistência de um pediatra, de um neonatologista, e depois ter sido encaminhada para Unidade de Terapia Intensiva neonatal, com certeza ela teria alguma chance.”

Confira a reportagem na íntegra clicando AQUI

MaisPB

Leia Também