João Pessoa, 24 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A despedida do Correio

Comentários: 0
publicado em 24/08/2015 às 08h50
atualizado em 25/08/2015 às 10h33

De tudo que já fiz na minha curta, porém precoce trajetória no jornalismo, esse espaço foi o maior desafio. Chamado pela direção desta casa, resisti a suceder o inexcedível Rubens Nóbrega, referência pessoal de texto e habilidade na arte das palavras e de quem anos antes havia sido estagiário na UFPB.

Do peso da sucessão de um gigante da imprensa paraibana para a responsabilidade do exercício da tarefa de imprimir um estilo próprio e cativar, com o tempo, um universo de leitores do maior e mais importante periódico paraibano. E foram quase cinco anos. Quatro anos e oito meses, pra ser mais preciso.

Foi pessoalmente desgastante pela dedicação do labor diário, mas prazeroso pelo garimpo da obrigação do ofício de todos os dias ter algo importante a dizer, comentar e informar a milhares de espectadores. Difícil pelo ônus de aqui e acolá contrariar interesses, porém gratificante pelo reconhecimento e repercussão.

Daqui, antecipamos fatos, revelamos bastidores (uma obstinação ao longo desses anos), suscitamos debates, provocamos autoridades, alertamos para reflexões necessárias e ajudamos a transcrever páginas da história política do nosso Estado, porque o jornal é, também, um documento para a posteridade.

A relevância e dimensão estadual do Correio da Paraíba contribuíram significativamente para o resultado desse trabalho. No entanto, o maior bônus e facilitador de tudo que aqui produzimos se resume a uma característica peculiar e preciosa encontrada no comando desta empresa: a liberdade.

Nunca sofri interferência ou censura, por menor que fosse. Um diferencial que impulsiona qualquer profissional a fazer o melhor e a se guiar pela coragem associada ao equilíbrio no trato da notícia e da opinião. Mas chegou a hora da partida. Saio sem interrogações, exclamando as melhores lembranças e fechando um ciclo com um ponto final de agradecimento a você leitor e a generosa direção do Correio. Obrigado!

DOUTOR
O advogado Rodrigo Nóbrega Farias concluiu o doutorado na UERJ. Na sua tese, tratou da judicialização da saúde em João Pessoa, aprovada pela banca com direito a

louvor.

START
Depois do aval do senador Cássio Cunha Lima, o presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, deflagrou a estratégia de organização do partido em todo o Estado.

JEJUM
Se depender do gosto do senador José Maranhão (PMDB), seu partido não tem qualquer apetite para sentar à mesa de negociação com o PT do prefeito Luciano Cartaxo.

PROJETO
Veterano, o presidente da Câmara, Durval Ferreira (PP), pende para topar aceitar a vaga de vice em 2014. Se emplacar, lança o filho para sucedê-lo na sua vaga.

SEGURANÇA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA
“Nenhum de nós está livre desse processo de violência”. A afirmativa é do secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima, comentando as mortes de policiais este ano na

Paraíba. “Estamos procurando dar resposta para todos esses casos”, completou.

TORNEIRA…
Apesar do apelo do governador Ricardo Coutinho, o Estado continua impedido de contrair novos empréstimos. O governo foi comunicado essa semana pela Fazenda.

…FECHADA
“O governador precisava continuar o programa Caminhos da Paraíba, tirando cidades do isolamento”, lamentou Lindolfo Pires (DEM), secretário de Representação em Brasília.

STAND-BY
Moisés Araújo, presidente estadual do Pros, está em compasso de espera. O comando nacional deu sinais de entrega da legenda ao grupo girassol, mas não bateu martelo.

ÚLTIMA
“Depois da chegada vem sempre a partida/ Porque não há nada sem separação.
Sei lá, sei lá, a vida é uma grande ilusão/ Só sei que ela está com a razão”.

Pingo quente
“A vitória do bem sempre prevalece”. Do governador Ricardo Coutinho, lembrando o confronto da permuta da Acadepol.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba. 

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também