João Pessoa, 10 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nas redes sociais

Uso racional da água é tema de campanha

Comentários: 0
publicado em 10/08/2015 às 11h48
atualizado em 10/08/2015 às 08h50

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) lança nesta segunda-feira (10), campanha nas redes sociais de conscientização para o uso racional da água. A Paraíba possui hoje mais de 20 municípios em colapso no abastecimento e 49 localidades em situação de racionamento. Além dessas, mais 11 cidades estão em alerta com o risco de também ficar sem água.

O parlamentar ressalta que é necessário que os Governos do Estado e Federal tomem medidas mais efetivas para solucionar o grave problema hídrico que atinge o território paraibano e que apenas se agrava ano após ano. Entretanto, ele disse reconhecer que é preciso a colaboração da população para a mudança de alguns hábitos, para que a situação não piore ainda mais.

“É preciso racionalizar e otimizar o consumo, e reaproveitar a água. Pensamos em realizar uma campanha nas redes sociais justamente com essa finalidade. Mostrando para as pessoas que muitas vezes erramos na forma como utilizamos a água. Nosso objetivo é contribuir com a educação e preservação desse bem tão precioso”, destacou.

Boqueirão – De acordo com o deputado, o açude de Boqueirão que abastece Campina Grande e mais 18 municípios do Estado está prestes a atingir situação de colapso, caso não haja chuvas nos próximos dias. “A situação é tão precária que será preciso uma atitude ainda mais drástica e, quem sabe, até intensificar o racionamento. É lamentável que tenhamos chegado a esse ponto, mesmo após tantos alertas e pedidos para que alguma atitude fosse tomada”, disse.

Na Assembleia Legislativa, o deputado já cobrou, por diversas vezes, providências por parte do Governo do Estado para minimizar os efeitos da seca, mas até agora nenhuma atitude foi adotada para diminuir o sofrimento de milhares de paraibanos que enfrentam a falta d’água. “Estamos sempre alertando o Governo para esse grave problema e como não vimos nenhuma atitude, decidimos fazer a nossa parte com essa campanha nas redes sociais devido ao grande alcance”, explicou.

Racionamento
Localidades que passam por racionamento de água atualmente: Barra de São Miguel, Areia, Umbuzeiro, Nova Palmeira, Campina Grande, Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Aroeiras, Gado Bravo, Nazarezinho, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Santa Cruz, Vieirópolis, Lastro, São Francisco, Riacho dos Cavalos, Jericó, Mato Grosso, Arara, Casserengue, Bélem, Caiçara, Logradouro, Solânea, Riachão, Tacima, Dona Inês, Damião, Bananeiras, Cacimba de Dentro, Araruna, Monte Horebe e os distritos de Galante, São José da Mata, Novo Pedro Velho, São Pedro, Riachão, Braga, Rua Nova, Barreiros, Logradouro e Cozinha.

Alerta
Cidades que estão em alerta podendo ficar sem abastecimento: Piancó, Alagoa Grande, Pilões, Serraria, Natuba, Gurjão, Lagoa, São José de Lagoa Tapada, Cajazeiras, Cachoeira dos Índios e Conceição.

MaisPB

Leia Também