João Pessoa, 04 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Os movimentos da eleição da OAB/PB

Comentários: 0
publicado em 04/08/2015 às 08h17
atualizado em 04/08/2015 às 05h18

Ainda está um tanto distante e os registros só serão processados em setembro, portanto, ainda estamos na fase do prenúncio de supostas postulações, mas nos bastidores a disputa pela sucessão do advogado Odon Bezerra já ferve e ganha corpo na Ordem dos Advogados da Paraíba.

Definidas, por enquanto, duas pré-candidaturas. Do atual grupo no poder na Ordem, o advogado Carlos Frederico Nóbrega Farias se articula para herdar o espólio de Odon, mas quer ampliar atraindo forças da oposição, como segmentos que historicamente acompanharam Caius Marcellus, por exemplo.

Bem relacionado, Farias tem a simpatia de muitos grandes e poderosos escritórios, com tamanho e votos de fazer inveja. Precisa, entretanto, construir uma candidatura que não se impõe somente pela mega estrutura e favoritismo. A formação de um conceito mais abrangente é um desafio.

Da oposição, o advogado Paulo Maia é quem mais se mostra num caminho de aparente e irreversível consolidação. É desse bloco anti-Odon quem mais carrega expectativa de poder, um ingrediente importante e catalisador para quem figura no campo oposicionista.

Advogados consultados pela Coluna elogiam seu perfil: é um advogado militante, sem grandes aparatos, e dono de indiscutível trânsito acadêmico com os jovens advogados, vide sua respeitada atividade como professor de Direito. Aos poucos, seu nome vai ganhando espaço.

Correndo por fora, outro Carlos, o Fábio Ismael. Ele se mantém no páreo, pregando mudanças na Ordem e cobrando do atual comando posturas mais altivas e menos subservientes. Hermano Gadelha, candidato na eleição passada, também não saiu da corrida e sustenta discurso de renovação. Respeitados os demais nomes, a eleição caminha para a polarização; Carlos Frederico e Paulo Maia devem protagonizá-la.

Presença…
A Coluna perguntou, no domingo, e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), não esperou tempo ruim, se antecipou ao convite e já respondeu a quem tinha dúvidas.

…Confirmada
“Estarei lá”, avisou o petista, garantindo participação na solenidade de inauguração do Teatro A Pedra do Reino, do portentoso Centro de Convenções de João Pessoa.

Sabatina no rádio
Na semana do aniversário de João Pessoa, o governador Ricardo Coutinho será o entrevistado de hoje do Correio Debate (Correio Sat). No programa, os apresentadores vão botar na pauta o pacote de obras anunciado para a cidade e os últimos acontecimentos políticos envolvendo a aliança PT e PSB na Paraíba. Promete!

Aquecimento
A oposição concentra todas suas energias e estudos para a sessão especial de quinta-feira. Nela, a Assembleia vai debater a segurança pública com a cúpula da pasta.

Lição…
Diante dos ânimos políticos já acirrados, o presidente da Câmara da Capital, Durval Ferreira (PP), já alertou os colegas: não aceitará palanque eleitoral na tribuna da Casa.

…De casa
“Temos que colocar em pauta o que o povo espera da Câmara. Que a campanha não seja antecipada aqui como está sendo em outros setores”, recomendou Ferreira.

Adiado
O deputado Wilson Filho (PTB) adiou a estreia da Frente pelo Desenvolvimento de João Pessoa, que seria ontem, para segunda. Motivo: a volta do recesso no Congresso.

Santa…
Quando passou pela Prefeitura, o vice Netinho Alves (PR), contratou para sua gestão o mesmo escritório de advocacia que defendia seus interesses pessoais nos tribunais.

…Rita
A denúncia foi formulada pelo presidente do Instituto de Previdência do Município, Hudson Veras, para quem, além de antiético, o contrato também tem ilegalidades.

PINGO QUENTE
“Há fumaça e há fogo”.
Do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), depois da prisão do ex-ministro José Dirceu, na operação Lava Jato.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas