João Pessoa, 01 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
"hora do mamaço"

Evento chama atenção para importância do aleitamento materno

Comentários: 0
publicado em 01/08/2015 às 15h38
atualizado em 01/08/2015 às 12h41

Amamentar em público ainda é um tabu que atrapalha o aleitamento materno, principalmente nos primeiros meses de vida da criança. Para desmistificar esse tipo de preconceito e chamar a atenção para a importância da amamentação, milhares de mulheres se reuniram, simultaneamente, em locais públicos de diversas cidades brasileiras, para amamentarem seus filhos, na “Hora do Mamaço”. A ação faz parte das atividades da “Semana Mundial da Amamentação” e aconteceu às 10h deste sábado, 1º de agosto. Em Campina Grande, o local escolhido para a mobilização foi Parque da Criança.

Cerca de quarenta mães, dos oito Distritos Sanitários do município, participaram da “Hora do Mamaço” promovida pela Prefeitura Municipal, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. Aos poucos elas foram chegando ao Parque da Criança, com os bebês no colo, e foram acolhidas com música, lanche e serviços de beleza oferecidos pelo Instituto Avon. Em seguida, puderam tirar dúvidas sobre amamentação, a exemplo dos direitos das trabalhadoras que estão amamentando.

A secretária executiva de saúde, Eudezia Damaceno, deu as boas vindas às participantes da “Hora do Mamaço” e explicou o objetivo da Semana do Aleitamento Materno, que este ano tem como tema a mulher que trabalha. “A ideia é chamar a atenção sobre os benefícios e a importância da amamentação e como podemos apoiar as trabalhadoras da cidade para que mantenham o aleitamento após o retorno às atividades laborais, pois é possível conciliar ambas as coisas”, informou.

Durante a atividade, as mães também receberam orientações sobre como carregar os bebês com mais praticidade e saúde, utilizando panos. A técnica conhecida como “Sling”, utiliza apenas pano sem costura, com cerca de 5 metros de comprimento, que, envolvido ao corpo da mãe, acolhe a criança para amamentação ou até mesmo para ajudar nas tarefas do dia a dia. “Aprendi e vou usar em casa, principalmente quando precisar sair com o bebê”, declarou a dona de casa Aline dos Santos, que tem 20 anos e mora no bairro do Araxá.

A técnica do “Sling” foi apresentada pelas facilitadoras do grupo Germinar, um projeto desenvolvido por mães voluntárias para dar apoio às gestantes e puérperas e que incentiva o parto humanizado. “Nós realizamos encontros quinzenais para tirar dúvidas das mulheres sobre a gestação, o parto e os primeiros dias do nascimento do bebê. Muitas delas se preocupam tanto com o enxoval e o parto que acabam não buscando informações sobre a amamentação e os prejuízos causados pelo uso da mamadeira, por exemplo”, esclareceu Daniele Rodrigues, facilitadora do Germinar.

Além dos benefícios do aleitamento materno, as mães ainda puderam conhecer como funciona o do Banco de Leite Humano do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – Isea. Os profissionais do serviço sensibilizaram as participantes da ação para que elas possam se tornar doadoras do Banco de Leite. “Cada mãe doadora pode ajudar a salvar centenas de vidas de recém-nascidos que estão internados na UTI Neonatal das nossas maternidades, além de ajudar também as mães que não conseguem ou não podem amamentar”, disse a coordenadora do serviço, Alanne Tavares.

Programação – A Semana Mundial da Amamentação segue até o próximo dia 07, sexta-feira, com uma vasta programação. As atividades contam com caminhada, ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde e maternidades, além da promoção do conteúdo da mobilização nas redes sociais.

Domingo 2/08 – ISEA – 16h
Vídeo-palestra sobre a importância da amamentação

Segunda-feira – 3/08 – Clínica Santa Clara
Palestra de Promoção e apoio ao Aleitamento Materno

Terça-feira – 4/08 – Hiperbompreço
Panfletagem sobre a importância da amamentação

Quarta-feira – 5/08 – Shopping Partage – 14h
Mamaço
Corrida dos bebês
Dança do Mamaço
Panfletagem
Sorteio de kits de beleza para as mães

Quinta-feira – 6/08 – ISEA – 8h
Palestra sobre amamentação
Palestra sobre os direitos da mulher trabalhadora em período de amamentação

Sexta-feira – 7/08 – ISEA – 16h
Palestra sobre Direitos Trabalhistas das Mães Brasileiras: Uma abordagem humana
Encerramento

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas