João Pessoa, 03 de setembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CONFLITO

Presidentes ucraniano e russo acertam cessar-fogo permanente

Comentários: 0
publicado em 03/09/2014 às 09h19

 Os chefes de Estado da Ucrânia e da Rússia acertaram nesta quarta-feira (3) um cessar-fogo permanente no Leste da Ucrânia, anunciou o presidente Petro Poroshenko, após conversa com Vladimir Putin.

“O presidente ucraniano discutiu com o presidente russo um cessar-fogo total (…). Eles acordaram um cessar-fogo em Donbass", área de minas no Leste da Ucrânia, que inclui as regiões de Donetsk e Lugansk, onde têm atuado os separatistas.

De acordo com comunicado divulgado no portal oficial da Presidência ucraniana, foi “alcançado um entendimento sobre os passos a seguir para ajudar a restabelecer a paz”.

Momentos antes, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que os dois presidentes tinham trocado opiniões sobre o que fazer, “em primeiro lugar, para acabar, o quanto antes, com o derramamento de sangue”.

Peskov garantiu que os dois presidentes partilhavam, “em grande medida”, os pontos de vista para sair da “grave situação”.

O anúncio do cessar-fogo ocorreu paralelamente a uma operação bem-sucedida das milícias pró-russas no Leste da Ucrânia e que, em pouco mais de uma semana, conseguiu recuperar dezenas de localidades que estavam sob controle de Kiev.

O acordo surgiu na véspera de a União Europeia aprovar mais sanções contra a Rússia devido à sua intervenção na Ucrânia.

Após o comunicado de Kiev, a bolsa de Moscou reagiu imediatamente e registrou alta de 4,5% no seu índice de referência, o RTS, enquanto o rublo, que tinha chegado a mínimos históricos esta semana, valorizou em relação às principais moedas internacionais.

Agência Brasil

Leia Também