João Pessoa, 05 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
REALEZA

Kate e William batizam princesa Charlotte no Reino Unido

Comentários: 0
publicado em 05/07/2015 às 16h30

O príncipe William e a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, apareceram pela primeira vez com seus dois filhos, o príncipe George e a princesa Charlotte, ao chegarem para o batizado da menina, realizado em uma cerimônia em Sandringham, no Reino Unido neste domingo (5). Ela estava a bordo do mesmo carrinho de bebê que pertenceu à rainha Elizabeth II, sua bisavó.

A família foi andando da casa de campo que possui na região até a igreja de Santa Maria Madalena. A igreja é o local onde a princesa Diana, avó da menina, foi batizada em 30 de agosto de 1961.

A princesa, segunda filha do casal e quarta na linha de sucessão ao trono britânico, acabou de completar dois meses de vida – ela nasceu no dia 2 de maio.

Os padrinhos da menina serão Laura Fellowes, prima de William e filha de uma das irmãs da princesa Diana, Adam Middleton, primo de Kate e os amigos do casal Sophie Carter, James Meade e Thomas van Straubenzee (um dos amigos mais próximos de William).

O serviço religioso será conduzido pelo arcebispo Justin Welby, chefe espiritual da Igreja Anglicana, que também se encarregou do batismo do irmão mais velho da princesa, o príncipe George, que vai comemorar o segundo aniversário em julho.

Cerimônia

Entre os convidados para o batizado estão os bisavós da princesa, a rainha Elizabeth II e seu marido, o príncipe Philip, seu avô paterno, o príncipe Charles, e seus avós maternos, Carole e Michael Middleton. A mulher de Charles, Camilla Parker-Bowles, também estará presente, assim como os irmãos de Kate, Pippa e James Middleton, além dos padrinhos e seus esposos ou esposas.

O irmão de William, o príncipe Harry, não participará da cerimônia – ele viajou para a África para se dedicar a projetos de conservação e passará os próximos três meses na Namíbia, África do Sul, Tanzânia e Botsuana.

O fotógrafo peruano Mario Testino foi convidado por William e Kate para fazer fotos depois da cerimônia. Ele já fez fotos da família em outras ocasiões e era o fotógrafo preferido da princesa Diana.

A cerimônia não será aberta ao público, mas os jardins em frente à igreja serão liberados para quem quiser ficar do lado de fora e ver a passagem da família, como ocorreu no último Natal.

A menina será batizada com água do rio Jodão.

Após o batismo, os convidados, que devem ser menos de 30, serão recebidos para um chá com bolo.

Charlotte vai usar a mesma roupa que seu irmão usou em seu batizado – uma réplica do vestido criado em 1841 para a filha mais velha da rainha imperatriz Victoria, a princesa Victoria, feita de rendas e cetim branco.

Mais de 60 bebês da família real britânica usaram depois dela, incluindo todos os filhos e netos da rainha Elizabeth. O último a vesti-lo foi Louise Windsor, filha do príncipe Edward, em 2004.

Mas, cada vez mais frágil, o original é agora cuidadosamente preservado, e uma réplica foi criada por ordem da Rainha. Foi usado pela primeira vez em 2008 para o batismo do irmão de Louise, James, e os de Savannah e Isla, bisnetas da rainha.

Diferenças
O batizado ocorrerá em um local diferente da cerimônia do príncipe George – o irmão de Charlotte foi batizado na Capela Real do Palácio St James, no coração de Londres.

O batismo de George, realizado pelo arcebispo de Canterbury, foi acompanhado por apenas 22 convidados escolhidos pelos duques de Cambridge, entre o pai e da madrasta de Willian, o príncipe Charles e Camilla Parker-Bowles, e os pais e os irmãos de Kate.

Além disso, assistiram à cerimônia o duque de Edimburgo, de 92 anos, marido da rainha, e o príncipe Harry, segundo filho de Charles com a falecida princesa Diana.

Os padrinhos foram sete – Zara Phillips, prima do príncipe William, filha da princesa Anne, Oliver Baker e William van Cutsem, Julia Samuel, Emilia Jardine-Paterson e o conde de Grosvenor, todos amigos dos duques, e Jamie Lowther-Pinkerton, ex-secretário privado do casal.

G1

Leia Também