João Pessoa, 05 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
R$ 1 bilhão

“Parlashopping” custará mais que shoppings luxuosos do país

Comentários: 0
publicado em 05/07/2015 às 13h34
atualizado em 05/07/2015 às 10h55

Promessa de campanha do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a construção de um novo anexo vem dando o que falar nos corredores da Casa. O empreendimento foi apelidado de “parlashopping” por prever a instalação de lojas e escritórios de empresas privadas no mesmo ambiente do poder Legislativo. O alto custo do projeto também chama a atenção.  A polêmica obra está orçada no valor de R$ 1 bilhão e deverá ser executada por meio de PPP (parcerias público-privadas) pelo Legislativo.

Uma área localizada atrás do anexo quatro foi destinada à construção de três novos prédios. Ao todo, a obra resultará em 332 mil metros quadrados de áreas a serem construídas ou reformadas. O novo complexo deverá ter um estacionamento de aproximadamente 169 mil metros quadros, com 4,4 mil vagas, e outros 117 mil metros quadrados voltados ao atendimento dos gabinetes, salas de reuniões e espaços corporativos.

As dimensões do projeto são bem superiores aos dos centros comerciais mais luxuosos do País, tanto em questões de investimento quanto de território. O R7 fez um levantamento dos shoppings mais luxuosos de seis capitais brasileiras, incluindo São Paulo, Rio e Brasília e comparou os valores ao do “parlashopping”.

O Shopping Pátio Batel fica localizado no bairro mais nobre de Curitiba (PR) e foi inaugurado em setembro de 2013. O investimento total da obra foi de R$ 280 milhões em um terreno de 20 mil metros quadros com uma área construída que soma 137 mil metros quadrados. Atualizado pela inflação do período, o valor chegaria aos R$ 319 milhões nos hoje. O shopping conta com 9 pavimentos no total, sendo 4 para operações comerciais e 5 para estacionamento que concentra 2,3 mil vagas.

Quando foi inaugurado em maio de 2008, as projeções do mercado eram de que o Shopping Cidade Jardim havia sido construído ao custo de R$ 250 milhões. O valor chegaria a R$ 380 milhões levando em consideração a inflação do período. Localizado em uma área nobre de São Paulo (SP), o espaço tem 40 mil metros quadrados e conta com um projeto sofisticado e inovador. O prédio tem cinco pisos com cerca de 200 lojas.

O Salvador Shopping foi inaugurado em maio de 2007 e expandido em setembro de 2009. Foram investidos R$ 500 milhões em uma área de 298 mil metros quadrados. Atualmente, o valor chegaria a R$ 818 milhões levando em consideração a inflação do período. O local recebe em média 70 mil pessoas por dia e conta com 464 lojas e 6 mil vagas de estacionamento .

Com um investimento inicial de R$ 180 milhões, segundo projeções do mercado, o Iguatemi Brasília foi inaugurado em março de 2010 em uma área construída de mais de 112 mil metros quadrados. Atualizando o valor pela inflação do período, a obra teria custado R$ 250 milhões se fosse feita hoje. Seus dois pisos contam com mais de 180 lojas, sendo 35 marcas inéditas na capital. Além disso, oferece mais de 3 mil vagas de estacionamento, sendo 1,8 mil cobertas, e serviço de manobrista.

Localizado no bairro de Papicu, em Fortaleza (CE), o RioMar Fortaleza custou R$ 800 milhões e foi inaugurado em outubro de 2014 com cerca de 380 lojas. O recente empreendimento foi construído em uma área de 94 mil metros quadrados conta com teatro, boliche e estrutura especial para jogos eletrônicos.

O VillageMall está localizado na Barra da Tijuca (RJ) e foi inaugurado em dezembro de 2012 com um investimento estimado pela mercado em R$ 500 milhões. Calculando o custo total da obra com a inflação do período, o valor chegaria hoje a R$ 593 milhões. O shopping possui três pavimentos com 105 lojas e um estacionamento com 1,7 mil vagas. O empreendimento ocupa uma área de 25 mil metros quadrados.

R7

Leia Também