João Pessoa, 03 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM BRASÍLIA

Dilma apresenta Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016

Comentários: 0
publicado em 03/07/2015 às 16h25

A presidente Dilma Rousseff apresentou nesta sexta-feira (3) em Brasília a Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016. A tocha, símbolo tradicional das Olimpíadas, será acesa no ano que vem e passará por diversas cidades do Brasil. Ao todo, 12 mil pessoas a carregarão ao longo de 20 mil quilômetros.

Os jogos ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro em agosto de 2016. Ao todo, serão disputadas 35 modalidades, entre natação, atletismo, vôlei e basquete. Além do Rio, as cidades de Brasília (DF), São Paulo (SP), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) sediarão jogos do futebol.

Segundo o Comitê dos Jogos, a tocha representa “as curvas do Rio e as cores do céu, do mar e do chão.” As chamas da tocha são tradicionalmente acesas em Olímpia, onde ocorriam os jogos na Grécia Antiga, e depois levadas ao país-sede dos Jogos.

No evento de apresentação da tocha olímpica, a presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil vai fazer uma Olimpíada “histórica”.

“Estamos a 399 dias da abertura dos jogos. Em 5 de agosto de 2016, as pessoas do mundo inteiro vão olhar para nós. […] Estamos confiantes de que vamos responder à altura o desafio que nós recebemos. Nós vamos fazer com grande competência, com hospitalidade, uma Olimpíada histórica, que vai assinalar uma página de paz, prosperidade e entendimento entre os povos do mundo e também uma página muito importante na história do nosso povo”, afirmou a presidente.

Ao final do seu discurso, Dilma falou rapidamente sobre a economia do país e disse que o Brasil vai superar todas suas dificuldades.

“Somos um dos poucos países continentais do mundo, um país que reduziu suas desigualdades. E somos um país com uma economia diversificada, que vai superar todas as suas dificuldades”, disse Dilma.

Segurança

Em sua fala, Dilma citou a entrevista que concedeu na Casa Branca, em Washington (EUA), nesta semana, após se reunir com o presidente norte-americano Barack Obama. Na ocasião, ela foi questionada por um dos jornalistas sobre as ações de segurança que o Brasil preparará para as Olimpíadas.

“E eu disse [na entrevista nos EUA] que, com a certeza da experiência que nós tivemos durante a Copa do Mundo – e por toda a nossa parceria com o governo do Rio –  nós faremos uma Copa segura. Aliás, uma Olimpíada. É que falei na Copa e fiquei com a Copa na cabeça”, disse a presidente, arrancando risos da plateia.

A presidente disse que as obras do evento esportivo estão “em dia” e comemorou a presença “expressiva” do setor privado nas obras destinadas aos Jogos.

Roteiro da tocha

A Rota de Revezamento da Tocha Olímpica começará em maio de 2016, em Brasília. O símbolo também passará por estados como Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí e Mato Grosso do Sul. Em 5 de agosto do ano que vem, a tocha chegará ao Rio para marcar o início oficial dos Jogos, no estádio do Maracanã.

Feita de alumínio reciclado, a tocha tem como inovação o movimento automático realizado por suas linhas no momento de passagem da chama olímpica. O formato também foi cuidadosamente trabalhado para facilitar a pegada e a condução durante a maratona do revezamento, que contará com a participação de cerca de 12 mil pessoas, entre atletas, autoridades, personalidades e selecionados em concursos de patrocinadores.

‘Marca’ na história

Na semana passada, Dilma participou no Rio das comemorações do Dia Olímpico e assistiu à apresentação do Ginga, mascote dos atletas que representarão o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (Canadá), neste ano, e nas Olimpíadas de 2016. Na ocasião, a presidente defendeu a organização dos Jogos pelo Brasil e afirmou que eles serão “marca na história”.

“Que Toronto seja uma boa preparação para a oportunidade única que será o ano que vem, com as Olimpíadas e as Paralimpíadas. Tenho certeza que o Brasil inteiro, junto com vocês, fará desse evento esportivo uma marca na História mundial esportiva do nosso país e do mundo”, disse ela na ocasião.

G1

Leia Também