João Pessoa, 02 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Walter Ulysses é chef formado no Curso de Gastronomia no antigo Lynaldo Cavalcante em (João Pessoa) e tem Especialização e Mestrado na Le Scuole di Cucina di Madrid. Já atuou em restaurantes de diversos países do mundo, a exemplo da Espanha, Itália e Holanda. Foi apresentador de programas gastronômicos em emissoras de TV e rádio locais e hoje atua como chef executivo na parte de consultorias.

Como vai a sua alimentação?

Comentários: 0
publicado em 02/07/2015 às 15h43
atualizado em 02/07/2015 às 12h52

É preciso saber como anda sua alimentação diária e de sua família, se realmente do que você tem se alimentado é importante para sua vida e principalmente de sua saúde. Recentemente foi feita uma pesquisa e Taxa de obesidade é de 17,9% no país, de acordo com Ministério da Saúde.

Excesso de peso é maior entre homens: 56,5% contra 49,1% das mulheres. Hoje em dia temos que ter uma base de comida saudável e rica em nutrientes para que não possamos fazer parte deste quadro.

Hoje existem escolas aqui em nossa Capital como no Brasil e no mundo para educar a alimentação de filhos na hora de seus lanches, onde muitas vezes seus pais acostumaram com uma alimentação errada e vão para essas escolas, pois além de uma educação diferenciada há também a reeducação alimentar das crianças.

Reeducação alimentar não é fácil para ninguém. É preciso muita força de vontade como também ajuda de quem está ao lado dessas pessoas. É bom aliar uma atividade física também, além de serem feitos exames e acompanhamentos de profissionais qualificados em suas áreas. O excesso de peso é fator de risco para doenças crônicas do coração, hipertensão, diabetes, responsáveis por 78% dos óbitos no Brasil, não só com adultos, mas com crianças também entram neste risco.

O Brasil é o terceiro mais obeso do Brics. (Brics é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Em comparação com os países integrantes do Brics – países emergentes considerados subdesenvolvidos, o Brasil fica em terceiro lugar no ranking de obesidade – atrás da África do Sul (65,4%) e Rússia (59,8%). China tem um índice de 25% da população acima do peso e a Índia, 11%.

Comparado a outros países da América do Sul, a taxa de obesidade no Brasil se mostra a menor: Chile tem índice de 25,1%, Paraguai 22,8%, Argentina 20,5% e Uruguai, 19,9%.

A reeducação alimentar é, sem dúvida, a melhor receita para emagrecer com saúde e para sempre, e consiste em começar a alimentar-se de forma mais saudável na medida certa.

Preferindo frutas, verduras, legumes e carnes magras ao invés de bolos, biscoitos recheados, refrigerantes, sanduíches e comidas “pesadas”, como feijoada, frituras e buchada de bode, por exemplo.

Fazer uma dieta balanceada, orientada por um nutricionista e um personal chef, sem falhar nenhum dia, garante a reeducação alimentar, e fica mais fácil emagrecer e ter uma saúde perfeita.

Lembrando que, nem sempre uma mesa farta significa uma mesa de boa alimentação e qualidade alimentar para sua vida.

E boa sorte!

OBS: Dados do Ministério da Saúde.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também