João Pessoa, 02 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba – IDEP. Professor do DCSA/CCAE/UFPB. Líder do GAPCIC/UFPB/CNPq.

Inovação …. precisamos nos reinventar !!!

Comentários: 0
publicado em 02/07/2015 às 15h40

Em tempos de crise costuma-se dizer que o lema é cortar gastos, demitir e buscar manter o rumo, sem muitas novidades. No entanto, o que se verifica em depoimentos de muitos empreendedores de sucesso é que em tempos de crises surgem sempre as novas oportunidades. Pensar o novo, pensar diferente, Inovar!!!! Com tais pensamentos,saímosde momentos difíceis, criamos novas vias de lucrar, principalmente quando pensamos grande.Nesse contexto, nos perguntamos:Como estão as empresas paraibanas? Nossos empresários estão preparados para inovar? Eles investem em momentos de crise? Será que estão inovando ou simplesmente mantendo o rumo, sou bem cético pois, as vezes brincamos de inovar, engatinhamos na busca de novas oportunidades e principalmente, deixamos de lado qualquer motivação para o novo. O novo não pode ser um local de medo, de incerteza, mas sim, devemos encará-lo como local arriscado, porque daí, decido: Quero correr mais ou menos risco?

Nosso empresariado precisa de uma injeção de ânimo e de novos horizontes, não podemos pensar apenas na força motriz de um Estado que anda com sua capacidade de investimento estagnada e atrelada muitas vezes à esforços apenas do governo federal, uma vez que, como diz o Governador Ricardo Coutinho, é preciso rediscutir o pacto federativo, pois a União fica com a maior arrecadação e os estados e municípios com a maior responsabilidade e isso claro, não e justo.

Será que não ressurgiria ai o papel primordial das associações comerciais, das federações, da busca por alternativas no âmbito mais geral, investindo em estratégiasdo ponto de vista macro. Dessa feita, conclama-se a todos a pensar na inovação, em especial,notadamente, na próxima quinta-feira, às 19h no auditório da FIEP em Campina Grande, estaremos debatendo esses assuntos, na ocasião também será lançado o Centro de Monitoramento Tecnológico da Paraíba – (CEMTEC/PB) e ele envolve IFPB, UFPB, UFCG, UEPB, FIEP, SEBRAE/PB e PaqTcPB. É uma importante iniciativa, pois sabemos que a busca por inovação deve ser continua e primordial para as organizações que querem se desenvolver e ter sustentabilidade.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também