João Pessoa, 29 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O cinto de segurança

Comentários: 0
publicado em 29/06/2015 às 10h24

Ao que tudo indica, o cantor sertanejo Cristiano Araújo e sua namorada, Allana Moraes, morreram prematuramente porque ignoraram uma regra básica do trânsito; o uso do cinto de segurança. Motorista e empresário, no banco da frente e com cinto, escaparam da tragédia para contar a história.

O acidente acende a luz amarela para muitos motoristas que persistem no erro, cotidianamente, principalmente os caronas do banco de trás. É comum pessoas dispensarem o cinto pela falsa segurança de que nessa parte do carro não correm perigo em casos de colisões frontais.

Uma grande e perigosa mentira. Quem está viajando na traseira do veículo tende na hora do sinistro a ser arremessado pra fora do automóvel, diminuindo as chances de sobrevivência, e ainda atingir e matar com o impacto os demais passageiros, mesmo estes estando devidamente protegidos com o cinto.

No Interior, o desrespeito é bem comum. No trajeto estudantil Marizópolis/Sousa, cansei de ver motoristas e taxistas sacando o cinto de segurança só quando eram alertados ou percebiam uma blitz policial. Passando dela, o equipamento era imediatamente retirado e devolvido ao seu suporte.

Infelizmente, para muitos, é como se o uso do cinto fosse só um incômodo para atender a legislação de trânsito. Burlá-la sempre que possível, portanto, é se livrar desse “mal” e dirigir livremente por aí. Nada disso, o cinto existe e está aí para proteger e salvar vidas que ficam completamente vulneráveis na hora de uma colisão ou virada.

Uma cultura nefasta e ignorante a ser combatida com muita mais campanha e conscientização permanente. A tragédia com o famoso artista, referencial de comportamento e vida para muita gente, serve de um exemplo a não ser seguido, gancho e pano de fundo para as pessoas a repensarem.

Essa proteção que temos a nossa disposição é pra ser usada na cidade, na estrada, entre amigos ou em família. Essa é uma providência inegociável e não uma questão de obrigação. É, antes de tudo, de inteligência. Sem cinto, saiba que sua vida (e dos seus) corre muito perigo. Sinto muito!

Parecer…
Se depender do aval do senador Raimundo Lira (PMDB), o deputado Veneziano Vital (PMDB) será mesmo candidato a prefeito de Campina Grande, na próxima eleição.

…Favorável
No fim de semana durante encontro peemedebista, Lira também deu ânimo indireto a Manoel Júnior (PMDB), ao igualmente pregar candidatura própria na Capital.

Avaliação popular
O prefeito Luciano Cartaxo viu com serenidade à matéria da Veja que, ao traçar panorama dos quadros petistas no Brasil, coloca-lhe entre os dois únicos com chances de reeleição. “Se a população reconhece isso, o trabalho e o resultado, só posso ficar feliz”, registrou, acrescentando que sua agenda atual é administrativa e não eleitoral.


O presidente do PT, Charlinton Machado, continua crendo nas boas intenções do PSB, apesar do ataque do vereador Renato Martins: “Ele não reflete a opinião partidária”.

Mordendo…
“Renato, de forma individual, deverá explicar ao seu eleitorado sua posição favorável a aliança PT/PSB em 2014”, revidou Charlinton Machado, isentando o comando do PSB.

…Assoprando
Quanto à cobrança de defesa a Dilma, feita pelo governador Ricardo, Machado evitou polemizar: “O governador deverá nominar quem não tem cumprido esse papel”.

Alerta
Pelo tamanho da mobilização sábado nos Bancários, a Secretaria de Segurança Pública recebeu o recado. O pessoense não aceitará mais inerte a onda de violência na cidade.

Concorrência
O prefeito Leto Viana (PTC) não está nem aí pro excedente de interessados na disputa em Cabedelo, em 2016. Focou em fazer o dever de casa e apresentar resultados.

Irrigação
R$ 54 milhões. Eis o montante doado pelo empreiteiro Ricardo Pessoa, preso na Lava Jato, a políticos em 2014. Algum pedaço dessa grana chegou a mãos paraibanas?

PINGO QUENTE
“É tempo de esperar, muita coisa vai acontecer”.
Do presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, sobre as teses de alianças com PT para as eleições de 2016 na Paraíba.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas