João Pessoa, 08 de setembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CIDADE JARDIM

Mais 40 praças da Capital vão passar por reforma paisagística

Comentários: 0
publicado em 08/09/2014 às 09h38

Quarenta praças de João Pessoa vão passar por reforma paisagística. O anúncio foi feito pela Prefeitura do Município, e a ação tem o objetivo de transformar a Capital mais verde do Brasil numa ‘cidade jardim’, nome do projeto. A Praça da Independência, localizada no Centro da cidade, é uma das que vão receber melhorias. Os canteiros centrais também serão revitalizados a partir de uma ação conjunta das Secretarias de Planejamento (Seplan) e de Urbanização (Sedurb) do município.

Dentre as reformas mais importantes, destacam-se a do Parque Solon de Lucena, Casa da Pólvora e das principais praças da cidade, como a Praça Tito Silva e Praça dos Três Poderes. A exemplo da Avenida João Machado, onde já é possível observar a obra nos canteiros, vão ganhar mais verde os do Centro Administrativo Municipal, das avenidas Rui Carneiro e Epitácio Pessoa, além do canteiro de entrada da cidade. A Praça Tito Silva foi a primeira a ser entregue.

O arquiteto Saulo Leal, chefe da Diretoria de Paisagismo (Dipae), disse que muitas intervenções urbanas estão em andamento ou em planejamento, tendo em vista o forte potencial econômico e turístico da cidade. “A tendência é recebermos cada vez mais investimentos e, em contrapartida, teremos que oferecer a estrutura necessária para tal. Sobre o projeto, a equipe trabalhou, à priori, com o levantamento dessas áreas que necessitavam de reforma. Depois confeccionamos uma proposta em três dimensões, para dar visibilidade ao projeto e mostramos como seria a obra de paisagismo dessas localidades”, explicou.

Ainda segundo o arquiteto, a iniciativa mostra o compromisso da gestão com a população, à medida que investe em qualidade de vida para promover o bem-estar social. “As cidades que investem em melhor qualidade de vida, só beneficiam sua população. Investimentos como este, a médio prazo, trazem benefícios para a saúde, inclusive. A Prefeitura mostra que vale a pena investir em lazer e este não deve estar restrito às praias”, destacou.
Praça João Pessoa

As obras de revitalização da Praça João Pessoa, conhecida como Praça dos Três Poderes, contam com investimentos de cerca de R$ 510 mil. As mudanças vão trazer acessibilidade e reestruturar o espaço de um dos principais pontos históricos da capital.

Entre as intervenções previstas no projeto estão a instalação de novos bancos, manutenção dos já existentes e a reparação dos postes e luminárias, além de uma total restauração do monumento central. Os canteiros serão arborizados e ganharão novas palmeiras imperiais, retomando o paisagismo original. Outra mudança acontecerá no piso, que hoje acumula três tipos de ladrilhos diferentes. Com a reforma, o piso será padronizado com ladrilho hidráulico, nas cores cinza claro e cinza escuro. Um dos destaques do projeto é o conceito de revitalização sem interferência no contexto histórico do local. Por isso, a maior parte da estrutura permanecerá idêntica, como é o caso do traçado original – haverá alinhamento dos meios-fios e canteiros do passeio interno.

Praça das Muriçocas

A Praça Tito Silva ou simplesmente Praça das Muriçocas já foi devolvida à população do Miramar, ainda no mês de comemoração dos 429 anos da Capital. A reforma beneficiou diretamente cerca de 9 mil moradores do bairro do Miramar, que recebem de volta um espaço todo reformado e dotado de acessibilidade.

A reforma do espaço público incluiu novos bancos de alvenaria e de concreto armado, construção de rampas de acessibilidade e um projeto de paisagismo. O antigo quiosque, após ser totalmente reformado, foi relocado do centro para uma das extremidades da praça, liberando o pátio central.

Outro destaque da obra foi a nova iluminação, que além de contribuir e destacar a beleza do local, garante melhor visibilidade, segurança e tranquilidade para a população. Para oferecer um espaço revitalizado, a praça também recebeu um novo piso, dessa vez em bloco de concreto intertravado colorido. A paginação do piso destaca o novo monumento.

Assessoria

Leia Também