João Pessoa, 09 de setembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CHUVAS

Prefeito destaca redução no número de desabrigados em JP

Comentários: 0
publicado em 09/09/2014 às 15h46

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) registrou uma queda de quase 100% no número de famílias desabrigadas pelos efeitos das chuvas. Até a manhã desta terça-feira (9), apenas uma família precisou deixar sua casa, número que chegou 375 entre agosto e setembro de 2013. O resultado é fruto do programa João Pessoa em Ação, que reuniu e intensificou ações para reduzir os danos causados pelo excesso de chuvas na Capital. Alguns dos principais pontos de risco foram visitados nesta terça pelo prefeito Luciano Cartaxo.

“Nós fizemos todo um trabalho de prevenção que envolveu diversas secretárias e é bom verificar que alcançamos bons resultados”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “João Pessoa é uma cidade antiga e este cuidado não é fácil, mas fizemos um grande investimento em infraestrutura e conseguimos reduzir muito os efeitos negativos provocados pela chuva, inclusive reduzindo praticamente na totalidade o número de desabrigados”, complementou.

A única família desabrigada foi registrada na Rua do Rio, bairro de Cruz das Armas. “Trata-se de uma família com uma pessoa idosa, uma gestante e crianças, por isso será tratada com caráter de urgência urgentíssima para inclusão no programa de aluguel social”, explicou a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Marta Moura. De acordo com ela, existem locais em estado de alerta para abrigar famílias em caso de novas ocorrências.

Lagoa – Ao lado do coordenador municipal da Defesa Civil, Noé Estrela, do superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, e do secretário municipal da Infraestrutura, Cássio Andrade, o prefeito visitou pontos que sofrem historicamente nos períodos chuvosos. O primeiro foi a Lagoa do Parque Solon de Lucena. Acostumado a sofrer com enchentes que chegam a alagar o anel interno, a Lagoa vive um momento diferente em 2014.

O local está passando por obras de desassoreamento, o que já garantiu a retirada de 50 mil toneladas de entulho e o aumento de sua profundidade em cerca de três metros. “Apesar da obra ainda em andamento, conseguimos um bom resultado na Lagoa, que não transbordou mesmo com chuvas que superaram o esperado para todo o mês”, avaliou o secretário Cássio Andrade.

Beira – Rio – Outra área visitada foi o trecho final da Avenida Beira Rio, onde a via cruza com o Rio Jaguaribe. Sem a infraestrutura necessária para suportar as cheias do rio, o local costumava ficar intransitável nos períodos chuvosos. Este ano o rio passou por ações de desassoreamento e alargamento das margens.

“Ainda é possível verificar um excedente de água que toma a pista, mas em nível muito inferior aos anos anteriores, permitindo inclusive a continuidade do fluxo de veículos”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela. Em ação da Prefeitura de João Pessoa, o trecho vai ganhar pontes, o que vai resolver o problema de forma definitiva em um prazo estimado de onze meses.

Praia do Seixas – O último local de risco visitado pelo prefeito e sua equipe foi a Praia do Seixas, onde o vento e o avanço do mar têm causado um acelerado processo de erosão. De acordo com Noé Estrela, a área vai receber ações emergenciais de interdição e afastamento das barracas, além da retirada da vegetação que apresenta risco de queda.

João Pessoa em Ação – O projeto, que reúne diversas secretarias sob a coordenação da Defesa Civil, é uma iniciativa da PMJP para a prevenção de desastres provocados pela chuva. Entre as ações realizadas estão o desassoreamento de rios, contenção de barreiras, limpeza diária de galerias pluviais, varrição e capinagem, entre outras ações.

Secom-JP 

Leia Também