João Pessoa, 10 de setembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PETROBRAS

Controladoria da União solicita à PGR depoimento de ex-diretor

Comentários: 0
publicado em 10/09/2014 às 08h04

 O controlador-geral da União, ministro Jorge Hage, solicitou ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o compartilhamento dos depoimentos do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que teria citado nomes de políticos que receberam recursos de contatos da estatal com fornecedoras. De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), os depoimentos de Costa, “a se confirmar o que vem sendo divulgado pela imprensa”, podem contribuir em suas investigações.

No ofício que enviou a Janot, Hage explica que a CGU já tinha recebido autorização judicial para ter compartilhadas as informações referentes à Operação Lava Jato. A autorização partiu do Juiz Sérgio Moro. A própria CGU, no entanto, ressaltou que um acordo de delação premiada implica maior sigilo, necessitando uma autorização específica. Um termo de cooperação celebrado recentemente entre a CGU e o Ministério Público Federal, publicado no Diário Oficial da União do dia 4 deste mês, é lembrado por Hage no ofício, para “reforçar” o pedido.

A CGU tem atuado “em diversas frentes” quando o assunto é Petrobras. Auditorias e outros trabalhos têm sido feitos em relação à aquisição de ativos tanto no exterior – como Pasadena, nos Estados Unidos, e Okinawa, no Japão – quanto no Brasil, como no caso de usinas de biocombustível. Além disso, a controladoria analisa contratos com a SBM Offshore e Odebrecht, entre outros.

Agência Brasil

Leia Também