João Pessoa, 02 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

De volta das férias, tudo como dantes

Comentários: 0
publicado em 02/06/2015 às 09h36

Confesso, fiz o maior esforço para, pela primeira vez, me isolar totalmente do trabalho e da rotina do acompanhamento dos fatos nesses 30 dias de férias. Uma tentativa particular que me oferecesse condições, ao mesmo tempo, de perceber o volume das mudanças do quadro da nossa política paraibana.

Na volta, deu pra sentir que o ritmo do último mês não acompanhou a velocidade das nuvens, como filosofou um dia Magalhães Pinto, velha raposa mineira. Maio contrariou um pouco também a tese do ex-deputado e empresário Manoel Gaudêncio, para quem “a política é dinâmica”. Em se tratando de Paraíba então…

Por aqui, o PSB, do governador Ricardo Coutinho, segue fingindo que a débil e circunstancial aliança com o PT vai bem, sem sobressaltos. O PT, do prefeito Luciano Cartaxo, por sua vez, finge que acredita. O governo continua achando a segurança uma Brastemp e para a população a atual política está mais pra uma CCE.

O senador Cássio Cunha Lima se mantém focado na cena nacional e pouco afeito às miudezas históricas do exercício político Paraíba adentro. A oposição ainda não achou o foco certo na Assembleia Legislativa e nada do que levanta atinge em cheio o segundo governo de Ricardo Coutinho.

Em Campina Grande, Romero Rodrigues governa de melé solto com poucos gatos pingados atirando contra sua gestão e a oposição refém da decisão do ex-prefeito e deputado Veneziano Vital pra ter um nome com alguma sustança e capacidade de ameaçar a reeleição do tucano.

De novidade mesmo só os capítulos recentes envolvendo a construtora Marquise, do Ceará, e sua tentativa de tratorar os trâmites legais e ambientais para construir, de todo jeito, o seu decantado shopping em Cabedelo, sob o simpático argumento da geração de emprego. Aliás, pensando bem, essa postura e novela de novas não têm nada. Voltaremos ao tema. Aí sim, com novidades.

Lá e… – O deputado Tovar Correia Lima (PSDB) vai e volta religiosamente todos os dias de automóvel para Campina Grande, sua principal base política e endereço pessoal.

…Cá – Razão? Casado e pai de duas filhas pequenas, não quis se afastar da família e nem do cotidiano da cidade. Para isso, paga o preço de pegar a estrada de segunda à sexta.

Barreira de contenção – Quando antecipam o debate eleitoral em João Pessoa, os opositores de Luciano Cartaxo revelam, involuntariamente, pressa para desconstruir a gestão do prefeito. A presumida e mais lógica conclusão: o bombardeio sinaliza algum nível de incômodo e é a vacina administrada para evitar a ampliação da liderança do petista.

Prata da casa – Os Gonzagas (23) e Pinto do Acordeon (24). Essas são as atrações da programação reduzido São João de João Pessoa, ainda não divulgada, oficialmente, pela Funjope.

Ninguém é… – Na prática, Ricardo Coutinho e o deputado Rômulo Gouveia (PSD) superaram o traumático racha. Aqui e acolá, tratam de demandas do Estado em Brasília, por telefone.

…De ninguém – Rômulo, porém, não pensa em reaproximação formal. Acha melhor do jeito que está. Cumpre sua parte como parlamentar, mas não carrega o ônus externo de ser governo.

Saúde…  A ‘crise de Dilma’ atinge até os pacientes de câncer na Paraíba. A esta altura, o Hospital Napoleão Laureano, que trata da doença, ainda não recebeu o repasse SUS de março.

…Na UTI – Com o atraso, o Laureano, cujo funcionamento consiste na última esperança pra muita gente, ainda não conseguiu quitar sua folha de pessoal, superior a R$ 2 milhões.

Entrave – Coremas, no Alto Sertão, passa por grande problema de carência de áreas públicas para construção de equipamentos sociais. 80% do território não construído é do Dnocs.

PINGO QUENTE – “Nenhum político faz aliança pré-datada”. Do presidente do PSB pessoense, Ronaldo Barbosa, sobre compromissos do partido com Cartaxo em 2016.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também