João Pessoa, 29 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CAMPINA GRANDE

Galdino pede implantação de UPS nas Malvinas

Comentários: 0
publicado em 29/05/2015 às 18h45
atualizado em 29/05/2015 às 15h52
Murilo Galdino articula apoios para candidatura do irmão

Em requerimento apresentado nesta quinta-feira, 28, na Câmara Municipal de Campina Grande, o vereador Murilo Galdino (PSB) solicita a implantação de uma Unidade de Policiamento Solidário (UPS), no bairro das Malvinas, o mais populoso da cidade. Para sediar o posto da unidade, ele sugere como alternativa, o antigo prédio da 4ª Delegacia Distrital de Polícia Civil, situada na Rua Xique-Xique, que atualmente funciona apenas como estacionamento para viaturas e outros veículos.

Murilo Galdino ressaltou a importância das unidades como instrumentos de aproximação entre a população e a polícia e de da redução dos índices de criminalidade na cidade. “Apresentamos requerimento solicitando ao secretário de Segurança e Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, a implantação de uma UPS para o bairro das Malvinas, no local onde antes funcionava a 4ª DD”, disse.

Além de atender uma demanda dos moradores com a instalação de uma UPS, Murilo destacou o aproveitamento da antiga sede da delegacia. “Trata-se de um reforço essencial para a segurança daquela área que requer atenção e também para dar utilidade a um espaço que está ocioso”. Atualmente, a cidade tem quatro UPS, distribuídas nos bairros do Mutirão, José Pinheiro, Alto Branco, Mutirão e Pedregal. O governo do Estado deverá inaugurar em breve a implantação de uma nova unidade no bairro da Catingueira.

A primeira UPS de Campina Grande foi implantada há dois anos no bairro do Mutirão dando início ao processo de pacificação numa região violenta, onde um policial militar foi morto em 2012. Em seguida foi priorizado o bairro do Pedregal, onde uma chacina deixou cinco mortos em 2011 e depois foi a vez do bairro do José Pinheiro, seguido pelo Alto Branco. Segundo informações da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds), o próximo bairro beneficiado com a UPS será a Catingueira.

As unidades contam com uma média de 20 policiais e algumas viaturas para realizar policiamento 24 horas. Como o bairro das Malvinas é o mais populoso de Campina, o raio de abrangência de beneficiados pelo serviço será de aproximadamente 50 mil habitantes, superando o das demais unidades.

MaisPB

Leia Também