João Pessoa, 27 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Alternativas para seca

Comentários: 0
publicado em 27/05/2015 às 12h36

Com o agravamento da seca no Sertão paraibano, o deputado estadual Nabor Wanderley (PMDB) encaminhou requerimento ao secretário de Estado da Infraestrutura, Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, solicitando a perfuração de poços artesianos nos municípios que integram a Região Metropolitana de Patos.

Segundo Nabor Wanderley, a situação é grave e a população precisa de alternativas para enfrentar a falta de água até o retorno das chuvas no início do próximo ano. Ele disse que a situação de calamidade verificada nos municípios da Região Metropolitana de Patos é visível também em outras localidades que enfrentam o colapso no abastecimento por falta de chuvas.

O deputado peemedebista disse que estão em situação muito críticas municípios como São José de Princesa, Boa Ventura, Juru, Princesa Isabel, Água Branca, Manaíra e Imaculada, entre outros. Nabor Wanderley lembrou que é necessário tomar medidas ágeis, “pois a população já está passando por dificuldades, principalmente com a falta de água para beber, cozinhar e tomar banho, por exemplo.

Segundo Nabor, a tendência é que, com o agravamento da estiagem, piore ainda mais a situação das famílias atingidas diretamente com as consequências da falta de chuva. “Sei que todos nós somos vítimas da seca, mas temos situações que são consideradas emergenciais, como acontece nos município de Teixeira e Princesa Isabel.

“A população de Princesa Isabel, por exemplo, está sendo abastecida com carros-pipa”, disse Nabor, frisando a necessidade de o Governo Federal estender a Adutora do Pajeú de Pernambuco para abastecer cidades da Paraíba a partir de Maturéia e Teixeira, até Princesa Isabel.

Segundo Nabor, o secretário João Azevedo informou que, somente neste mês de maio, 26 poços artesianos foram perfurados e quase 170 municípios entraram em colapso no abastecimento. “A situação é difícil e precisamos encontrar soluções para o problema”, disse o deputado Nabor Wanderley. (Adelson Barbosa dos Santos)

Moradores ganham

O vereador Chico do Sindicato disse que o dia 26 de maio de 2015 ficará na história dos moradores do Conjunto Gervásio Maia, pois serão donos de suas casas em caráter definitivo.
…títulos de posse

“É isso que vai acontecer com 886 famílias beneficiadas com moradias no Gervásio Maia. A partir desta data, ele vão possuir os títulos de propriedade de suas residências”, afirmou.

Comitiva da CMJP

Comitiva da Câmara de João Pessoa está em Brasília para acompanhar os trâmites do texto da reforma política, que será votado a partir de hoje, na Câmara. Integram o grupo os vereadores Durval Ferreira, João Bosco, Benilton Lucena e Marco Antônio. Eles estiveram com os deputados paraibanos Manoel Junior, Veneziano Vital do Rêgo, Wilson Filho, Luiz Couto, Aguinaldo Ribeiro e Rômulo Gouveia.

Unificação

Os vereadores pessoenses e deputados concordaram em tópicos como unificação das eleições, mandato de cinco anos e fim da reeleição para o Poder Executivo.

Alinhamento

“Os deputados nos passaram seus posicionamentos sobre reforma política e buscamos alinhar as ideias debatidas nas audiências na Câmara”, disse Marco Antônio.

Nova reunião

A comitiva, segundo Marco Antônio, ainda se reunirá com os deputados Hugo Motta e Pedro Cunha Lima e com o senador Cássio Cunha Lima, entre outros parlamentares.

Inclusão

Indicação do deputado Manoel Junior ao Ministério da Saúde pede a inclusão de profissionais da educação no grupo prioritário de vacinação contra o vírus Influenza.

Servidores

A Assembleia instalou a Frente Parlamentar de Defesa do Serviço Público, com a presença de vários deputados e representantes de entidades de servidores estaduais.

No STJ

O procurador Gilberto Carneiro participou em Brasília da posse do novo ministro do STJ, Reynaldo Fonseca. Depois, se reuniu com o presidente do STF, Ricardo Lewandowski.

“Renúncia é um ato de covardia”

Do ex-prefeito de Juazeirinho, Bevilacqua Matias, sobre a renúncia de Carleusa Marque do mandato de prefeita do município.

*Adelson Barbosa está substituindo Heron Cid, em férias (Reprodução do Jornal Correio da Paraíba).

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também