João Pessoa, 26 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Walter Ulysses é chef formado no Curso de Gastronomia no antigo Lynaldo Cavalcante em (João Pessoa) e tem Especialização e Mestrado na Le Scuole di Cucina di Madrid. Já atuou em restaurantes de diversos países do mundo, a exemplo da Espanha, Itália e Holanda. Foi apresentador de programas gastronômicos em emissoras de TV e rádio locais e hoje atua como chef executivo na parte de consultorias.

O Natal do nordestino é em junho

Comentários: 0
publicado em 26/05/2015 às 10h22

Neste próximo fim de semana inicia um ciclo do mês que, para o nordestino de raíz, é o Natal comemorado neste período junino. Neste período são lembrados vários Santos dentre eles Santo Antonio, São João e São Pedro.
As familias se reínem para organizar a festa. Onde será e os preparos para o mês. É uma mistua de união familiar, folclore que muitas vezes já faz parte de um ritual familiar que vem de anos.

A comida é variada agradando a todos os gostos. Predominando, claro, a comida de milho onde tem um imenso cardápio tanto doce, quanto salgado. O mais importante de tudo isso é porque as famílias se unem para preparar as comidas juntas e nesta união vão vindo as prosas e o que tem passado entre eles.
Em algumas cidades como Campina Grande a festa chega a durar 30 dias de muito forró e uma gastronomia que os turistas do mundo todo amam, gerando emprego e renda para todos.

Não podendo deixar de falar da gastronomia de caprinos e ovinos, que predomina na culinária bodística. Por falar em comida bodística, iniciamos este ciclo com a primeira festa com muita comida típica, forró e reunião familiar, que é a Festa do Bode Rei que acontece este fim de semana na cidade de Cabaceiras (29 a 31 de maio), onde já damos início aos festejos.

Uma festa que não posso deixar de falar, que é tradição familiar, e que completa este ano 18 anos no dia 13 de junho, é o São João da Barra, na Fazenda da Barra em Santa Luzia. A festa começou em um gupo familiar e hoje é aberto ao público para todos que queiram participar. Lá só predomina o forró pé-de-serra.
O mês de junho se transforma no Natal o mês todo, onde as pessoas compram e colocam roupas novas, fazem comidas especiais para receberem familiares e amigos onde o calor humano e a união, mesmo com a globalização, ainda temos esta nossa forma de festejar. É festa em todas as cidades da Paraíba e em muitas no Nordeste, mesmo com este período de falta de chuva.  Vamos juntar a família e fazer nossa quadrilha. Viva São João!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também