João Pessoa, 25 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Ainda a seca

Comentários: 0
publicado em 25/05/2015 às 15h37

Por Adelson Barbosa

Revendo meus arquivos do Word, encontrei texto escrito em 2013 com previsões preocupantes do professor Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que estão se cumprindo. Na época, em seminário promovido pela Assembleia Legislativa, no Hotel Tambaú, Molion alertou que o Nordeste deveria se preparar para um longo período de seca que duraria oito anos.

Como a estiagem teve início em 2012, a previsão do especialista em meteorologia já entrou para o terceiro ano sem chuvas suficientes para a recarga de reservatórios que abastecem a maioria dos municípios da região.

Ainda faltam cinco anos, a partir do próximo. Se assim acontecer, o Nordeste só voltará a ter um ciclo normal de chuvas em 2020. Até lá, se as chuvas que caírem não forem suficientes para fazer a recarga dos açudes e barragens, a tragédia será generalizada.

Hoje, muitos criadores de gado do interior, onde não choveu de jeito nenhum, estão se desfazendo dos seus animais para evitar prejuízos maiores a partir de agosto. O último ano de chuvas- da média para cima- foi 2011. Naquele ano, todos os reservatórios (pequenos médios e grandes) transbordaram. Choveu muito, pelo menos na Paraíba. De lá para cá, todos os anos tiveram chuvas irregulares e abaixo da média.

A água que ainda resta em reservatórios como Acauã e Epitácio Pessoa não deve durar muito tempo. Ou o Governo Federal toma a decisão de apressar o fim das obras da transposição do rio São Francisco, ou teremos cidades fantasmas por causa de fenômeno de fugas em massa, como o que ocorre em outros países por causa das guerras.

Quem vai ficar numa cidade que não tem água? O que acontecerá em Campina Grande, se o açude de Epitácio Pessoa está a cada dia mais seco e não há a menor possibilidade, a estas alturas, de chover em quantidade suficiente para repor pelo menos o que está sendo evaporado? Com certeza muita gente tenderá a fugir da seca e procurar abrigo no litoral onde o problema ainda não chegou. Oxalá isso não ocorra. Mas o cenário se desenha para tal. (Adelson Barbsoa dos Santos)

Rua da República…

A Rua da República é uma das principais do Centro Histórico de João Pessoa. No entanto, também é uma das mais esquecidas e maltratadas pela Prefeitura da Capital paraibana.
…está esburacada

A Rua está esburacada e o resto de calçamento que sobra está em péssimo estado. A Prefeitura bem que poderia recapeá-la. O apelo é do vereador Djanilson da Fonseca.

Desassoreamento

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) enviou ofício ao governador Ricardo Coutinho (PSB) solicitando providências para desassoreamento das barragens Araçagi e Vaca Brava, na região do Brejo. “Fiz essa solicitação, a partir da constatação de que esses dois mananciais estão precisando ser recuperados para poderem armazenar água quando voltar a chover”, disse Frei Anastácio.

Majoritário 1
O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) defende que o Congresso aprove, na reforma política que está em tramitação, voto majoritário para parlamentares.

Majoritário 2
Pelo voto majoritário, esclarece Veneziano Vital do Rêgo, serão eleitos os deputados e vereadores que obtiverem os maiores números de votos numa disputa eleitoral.

Projetos de lei
O deputado Hervázio Bezerra (PSB) apresentou pelo menos 16 projetos de lei, este ano, na Assembleia. São projetos nas áreas de saúde e defesa do consumidor. Boa idéia!
Conferência
A Secretaria de Desenvolvimento Humano do Governo do Estado realiza, na próxima quinta, Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional do Agreste.

Sustentabilidade
O evento será na Universidade Federal de Campina Grande. O objetivo: promover reflexão para alcançar políticas públicas e sustentabilidade na segurança alimentar.

Lamento
O deputado federal Wilson Filho (PTB) lamentou o corte de recursos do Ministério da Saúde para 62 equipes de Saúde da Família e 60 de Saúde Bucal de João Pessoa.

“É lamentável o que está acontecendo no Brasil”

*Adelson Barbosa está substituindo Heron Cid, em férias (Reprodução do Jornal Correio da Paraíba).

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também