João Pessoa, 25 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Gilson Lira é Master Coach e Trainer em PNL com certificações pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Sociedade Euroamericana de Coaching (SEAC) e Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL). Bacharel em Comunicação Social e pós-graduado em Marketing e Gestão de Pessoas. Coautor dos livros “PNL para Professores”, “Segredos do Sucesso – Histórias de Executivos da Alta Gestão”, “Coaching para Gestão de Pessoas” “Empreendedorismo” e “Bíblia do Coaching”. Atualmente ocupa o cargo de diretor de mercados internacionais da Embratur. [email protected]

Gratidão: mãe de todas as virtudes

Comentários: 0
publicado em 25/05/2015 às 15h07

Periodicamente, tenho escrito sobre sucesso, êxito pessoal, empreendedorismo, persistência, ALTA performance, liderança, excelência… Hoje resolvi falar sobre opoder da gratidão. Isso mesmo. Decidi discorrer sobre esse nobre sentimento ao qual o filósofo e orador romano Marco Túlio Cícerose referiu,como a mãe de todas as virtudes: “A gratidão – escreveu ele – é não apenas a maior das virtudes, mas também a mãe de todas as outras”.

Quando se pesquisa no dicionário é fácil encontrar que gratidão é “característica ou particularidade de quem é grato. Ação de reconhecer ou prestar reconhecimento (a alguém) por uma ação e/ou benefício recebido”.Penso que ser grato – e propagar esse notável sentimento – fazuma enorme diferença na vida daqueles que possuem um senso de conexão com algo maior.

O professor de Psicologia da Universidade da Califórnia, Robert Emmons, chegou a defenderque a gratidão inspira a felicidade. Emmons, bastante conhecido por seu trabalho no campo da psicologia da personalidade e bem-estar e psicologia dasemoções,descobriu, através de extensas pesquisas, que as pessoas gratas têm uma visão diferente das outras, porque acreditam que tudo é um presente da vida. De acordo com ele,“os líderes dotados de gratidão encaram as dificuldades e adversidades de modo mais confiante e positivo”.

Observação bem interessante, não?

Ainda para o Ph.D.Robert,que também é fundador e editor-chefe do The Journalof PsicologiaPositiva,indivíduos que conscientemente ‘praticam a gratidão’ são mais bem-sucedidos em alcançar seus objetivos e metas. Como forma de explicar este fato, ele relata que,em um dos seus estudos,pediu a um grupo de pessoas para identificar seis objetivos pessoais em que queriam trabalhar durante as próximas dez semanas (poderia ser acadêmico, espiritual, social ou objetivos relacionados à saúde, como por exemplo, a perda de peso).

Após colher os dados, descobriu-se que os participantes do estudo, aleatoriamente designados para manter um diário de gratidão registrando cinco coisas pelas quais é grato uma vez por semana, exerceram mais esforço em direção a esses objetivos do que os participantes que não são feitos para a prática de gratidão. Ainda de acordo com ele,o grupo grato fez 20 por cento mais progressos em direção a seus objetivos, do que o grupo dos não gratos.

Claro, sabemos que nem sempre é fácil cultivar esse tipo de sentimento. Principalmente quando estamos passando por algum problema (ou vivenciando algo ruim) em nossas vidas – ou na vida de quem amamos, não é mesmo?

Mas veja também que coisa curiosa. Quando questionado se, mesmo em meio a adversidades e sofrimentos, nós poderíamos cultivar – ou manter – esse tipo de sentimento, ou seja, manter o sentimento deser grato, o professor Robert, que também é autor de seis livros e mais de 100 artigos para revistas científicas, respondeuenfaticamente com um sonoro “sim”.

“Eu acredito que a gratidãonão é apenas possível nessas circunstâncias, é vital para nos ajudar a passar por elas. Quando confrontados com a adversidade, a gratidão nos ajuda a ver o retrato grande e não se sentir sobrecarregado pelos contratempos que estamos enfrentando no momento. A atitude de gratidão pode, realmente, nos motivar a enfrentar os desafios diante de nós. Sem dúvida, pode ser difícil tomar essa perspectiva de ser grato, mas as pesquisas sugerem que é possível. E que vale a pena”, assegurou ele.

Pessoalmente, acredito que devemos procurar, sim, sempreexternar o nosso mais profundo apreço e gratidão. Primeiro, claro,ao nosso Deus de amor e bondade. Segundo,àqueles que, de alguma forma, tiveram um impacto positivo em nossas vidas. Portanto, antes de finalizaressas palavras, sugiro que você se pergunte:

“Quem impactou positivamente a minha vida?”;“Para quem eu tenho uma dívida de gratidão?”;“Quem foi responsável por me orientar em um dado momento?”;“Quem foi crucial para o meu sucesso profissional?”;“Quem enriqueceu, de alguma forma, a minha vida?; Enfim:“A quem eu devo uma singular palavra de gratidão?”. Que tal, após fazer essa breve reflexão, ligar para essa pessoa (ou ir pessoalmente ao encontro dela) e agradecê-la? Que tal particularmente mostrar a essa pessoa – hoje mesmo – o seu mais profundo apreço pelo que ela fez? Penso que isso fará um bem danado, não só a esta pessoa, mas, também, a você próprio!

Claro, sabemos que ‘Gratidão’ é, hoje em dia, um sentimento em desuso. Mas acredito que,justamente por isso, esse sentimento (tão sublime) seja tão valorizado por todos aqueles que o recebem de bom grado, não é mesmo?  A propósito, se avaliou cuidadosamente o que acabou de ler nessas breves linhas, percebeu que um dos segredos para se ter uma vida mais plena efeliz passa, indiscutivelmente, por também se condicionar a ser grato!?Eu até diria, parafraseando o que falou há mais de trezentos anos o escritor francês Jean de La Bruyère: “Não há no mundo exagero mais belo que o da gratidão”.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também