João Pessoa, 15 de setembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA PRÓXIMA QUARTA

TJ retomará votação de projeto que muda eleição para presidente do órgão

Comentários: 0
publicado em 15/09/2014 às 11h27

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) deve retomar, na próxima quarta-feira (17), o julgamento da votação do anteprojeto de Lei que visa instituir eleição direta e modificar a atual regra para escolha dos integrantes da mesa diretora do TJPB.

A votação foi adiada no último dia 03 em virtude do pedido de vista feito pelo desembargador Arnóbio Alves Teodósio. Na sessão administrativa da tarde de ontem, a presidente do TJPB, desembargadora Maria de Fátima Morais Bezerra Cavalcanti, pediu à Corte para que todos estudassem a matéria com profundidade, a fim de se evitar sucessivos pedidos de vista.

A proposta de eleições diretas para a mesa diretora do TJPB, com ampliação da candidatura a todos os desembargadores, foi feita pela Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) e encampada pelo desembargador João Alves da Silva, que é o relator do anteprojeto.

A sessão foi iniciada com o voto do desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos (autor do pedido de vista feito no dia 12 de agosto), que proferiu apoio à emenda do desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior (subscrita pelo desembargador Joás de Brito Pereira Filho), no tocante à suposta inconstitucionalidade da modificação da Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado (Loje). Também acolheu a emenda a desembargadora Maria das Neves do Egyto.

“Os tribunais não podem ditar regras sobre a duração dos mandatos, reeleições ou ampliação do colégio eleitoral, matérias que devem ser disciplinadas pelo Estatuto e pela Lei Orgânica da Magistratura. Os tribunais estão submetidos a uma uniformidade e temos que seguir as orientações da Constituição”, defendeu o desembargador Lincoln.

Já o desembargador Arnóbio Alves disse não estar habilitado para proferir o voto, diante das análises levantadas pelo desembargador Abraham Lincoln, razão do pedido de vista.

O relator, o desembargador João Alves da Silva, já havia rejeitado a emenda proposta pelo desembargador Silvio Ramalho, e foi acompanhado pela presidente da Corte de Justiça e pelos desembargadores Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, Frederico Coutinho, José Ricardo Porto, Leandro dos Santos, José Aurélio da Cruz e Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.

Atualmente, a escolha da mesa diretora é feita seguindo critérios de antiguidade mas, se aprovadas as propostas de modificações da Loje e do Regimento Interno do TJPB, qualquer desembargador poderá concorrer aos cargos diretivos, com exceção daqueles que já ocuparam dois cargos na mesa.

Os projetos de Lei e de Resolução estão em fase de apreciação das emendas propostas pelos desembargadores.

MaisPB

Leia Também