João Pessoa, 24 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
anticoncepcional

Vereador pede ampliação em vasectomia nos homens de CG

Comentários: 0
publicado em 24/05/2015 às 08h50
atualizado em 24/05/2015 às 05h51

Tramita na Câmara Municipal de Campina Grande, requerimento de autoria do vereador Rodrigo Ramos (SD) que prevê vasectomia mais acessível na cidade. Para o vereador a vasectomia deve ser encarada como prioridade para a saúde pública e por isso ele propõe que o procedimento seja feito imediatamente, sem internação, com período de 30 minutos.

“É o método anticoncepcional com o melhor custo-benefício. A pílula tem o risco de ser esquecida. E a ligadura de trompas tem maior complexidade, com maiores custo e risco”, defende o vereador.

“A vasectomia é o melhor método para planejamento familiar para o indivíduo e para o município, porque tem um custo fixo. Melhor do que o governo distribuir pílula todo mês, a mulher não tomar direito ou preservativo que não chega”. Outra vantagem, segundo Rodrigo Ramos, é a baixa complexidade da técnica.

O procedimento é ambulatorial, com anestesia local, e o paciente pode voltar ao trabalho no dia seguinte. “Ao contrário do que pensa a cultura popular, em artigo publicado verificou-se que indivíduos submetidos à vasectomia tiveram a libido e o desejo sexual aumentados. Vasectomia não causa nenhum tipo de disfunção sexual, erétil ou altera o prazer do ato sexual”, afirma.

Atualmente, a lei prevê que os homens podem ser submetidos à vasectomia quando têm a partir de 25 anos ou dois filhos.

MaisPB

Leia Também