João Pessoa, 23 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Educação no trânsito

Comentários: 0
publicado em 23/05/2015 às 05h51

(ADELSON BARBOSA DOS SANTOS*) O vereador Benilton Lucena (PT) apresentou na Câmara Municipal de João Pessoa voto de aplauso à renovação da parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e a Polícia Rodoviária Federal da Paraíba para levar para às escolas municipais  noções de educação sobre o trânsito. A parceria, realmente, merece aplausos da sociedade porque consiste na formação de uma consciência de educação para o trânsito em crianças que estão praticamente no começo da vida e podem chegar à fase adulta com a responsabilidade que hoje falta a muitas pessoas que fazem do trânsito uma grande arma que mata e destrói famílias em todo o Brasil.

A parceria, segundo o vereador Benilton Lucena, proporcionara que seis escolas da rede municipal e quatro Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) recebam o projeto Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) da PRF. O objetivo é levar temas relacionados ao trânsito às escolas, trabalhando o conhecimento a partir de dinâmicas, palestras e conscientizando o aluno de como inserir este saber no convívio social.

“Essa parceria é de grande importância para a Educação, para os alunos, para os pais e reflete em toda a sociedade, visto que nossas crianças estão inseridas nesse meio e podem informar outras pessoas sobre como manter a consciência e disciplina no trânsito. Acredito que a educação precisa vir da base, desde pequenas as crianças necessitam desse discernimento para crescerem e se tornarem cidadãs, especialmente no trânsito”, disse Benilton.

O parlamentar lembrou que este é um mês dedicado às campanhas educativas para o trânsito, o “Maio Amarelo”, e que a realização de ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil traz benefícios no sentido de coibir problemas como acidentes de trânsito. “Estamos no Maio Amarelo, um mês no qual se busca conscientizar mais a população através de campanhas a fim de diminuir o número de acidentes no trânsito. Parcerias entre setores do governo e da sociedade em geral buscam trazer vantagens e mudanças através da atitude dos motoristas e pedestres”, enfatizou o parlamentar. (Adelson Barbosa dos Santos)

 

Ações contra…

A partir de segunda-feira, o Ministério Público Federal inicia uma série de ações para conscientizar a população brasileira a dizer não às práticas de corrupção e denunciar os casos.

…a corrupção

Segundo o procurador da República Fábio George, a campanha tem o objetivo de reprimir os atos de corrupção e evitar que a sociedade continue sendo enganada.

Anísio rebate oposição

O deputado Anísio Maia (PT) rebateu a oposição que apontou fragilidade na gestão do prefeito Luciano Cartaxo. Ele declarou que o prefeito segue com “excelente gestão e representa uma candidatura quase imbatível rumo à reeleição”. “Quem diz que o prefeito está fragilizado só pode ser da oposição. Mas quem acompanha o trabalho do prefeito, sabe que ele faz uma boa gestão”, disse Anísio.

Tranquilidade

Para o deputado Anísio Maia, o prefeito Luciano Cartaxo caminha para a reeleição com tranquilidade “de uma candidatura praticamente imbatível”.

Dificuldades

Todos os gestores do País passam por dificuldade, mas Cartaxo tem superado os obstáculos e chegará muito forte nas próximas eleições”, disse Anísio Maia.

Itaporanga 1

José Porcino Sobrinho, conhecido como Neto Porcino, assume hoje a direção estadual da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). A solenidade será na Câmara de Itaporanga.

Itaporanga 2

Neto Porcino recebeu convite do próprio presidente nacional da CSB, Antônio Neto, para ingressar nas fileiras da entidade. Ele é presidente do Sindicato dos Frentistas da Paraíba.

Santa Rita 1

O deputado Zé Paulo foi recebido pelo secretário da Agropecuária e Pesca, Rômulo Montenegro. Discutiram políticas públicas para a agricultura na zona rural de Santa Rita.

Santa Rita 2

“O Estado precisa beneficiar os pequemos agricultores de Santa Rita, tendo em vista a localização, acesso, solo rico e a água em abundância”, disse o deputado Zé Paulo.

“A reforma precisa ser votada em tempo hábil”

Do procurador-Geral do Estado, Gilberto Carneiro, sobre a articulação do Congresso Nacional em relação à reforma política.

*Adelson Barbosa está substituindo Heron Cid, em férias (Reprodução do Jornal Correio da Paraíba).

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também