João Pessoa, 22 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
melhorias

UPA de Campina Grande passa por qualificação

Comentários: 0
publicado em 22/05/2015 às 10h11

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h Dr. Maia, que funciona no bairro Alto Branco, em Campina Grande, está sendo avaliada pelo Ministério da Saúde. O processo de avaliação foi solicitado pela própria Secretaria de Saúde do município e tem o objetivo de qualificar a unidade. O processo de qualificação poderá garantir um incremento de R$300 mil mensais no incentivo repassado pelo Governo Federal para o funcionamento UPA, que é de porte III.

Para que uma UPA seja qualificada, é preciso a comprovação de melhorias nos processo de atendimentos, rotinas e fluxos de trabalho dos profissionais, por exemplo. Outro item exigido é a cobertura do SAMU 192 na cidade, como também o acesso aos serviços da Atenção Básica à Saúde de, no mínimo 50%, à população do município. Além disso, também é observada a implantação de protocolos de atendimento clínico, de classificação de risco e de procedimentos administrativos.

Estes e outros itens, como a padronização visual da UPA, foram analisados por técnicos do Ministério da Saúde, que estiveram na unidade durante a tarde desta quinta-feira, 21. À noite, os avaliadores visitaram a sede do Samu Regional, que fica na Avenida Almeida Barreto. A previsão é que o resultado da qualificação seja publicado pelo ministro da saúde nos próximos meses.

Após a visita dos avaliadores, a secretária municipal de saúde, Luzia Pinto, afirmou estar confiante na aprovação da qualificação da UPA. “Foram feitas apenas algumas recomendações pontais que deverão ser atendidas em até quinze dias. A UPA  passou por mudanças significativas, principalmente, na garantia do atendimento mais humanizado, com a criação de espaços mais confortáveis para acolhimento”, ressaltou.

Ainda de acordo com a secretária, outros investimentos foram realizados na UPA nos últimos dois anos, como a implantação do laboratório próprio de análises clínicas. “A chegada do laboratório agilizou o atendimento dos pacientes, que antes esperavam até quatro horas para ter o resultado de um exame. Também foi implantado o serviço de telemedicina para realização de exames de eletrocardiograma, que ajuda a diagnosticar precocemente problemas cardíacos”, disse.

MaisPB

Leia Também